Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Iniciam os estudos para a elaboração do Plano Municipal de Balneário Camboriú sobre a Cultura Oceânica

O comitê formado por instituições de Balneário Camboriú para a elaboração do Plano Municipal da Cultura Oceânica, teve seu primeiro encontro na última sexta-feira (29). Na pauta a elaboração de um documento que contenha as primeiras ações que deverão ser desenvolvidas no Município a curto prazo, contemplando a Década do Oceano – 2021/ 2030. No comitê representantes das secretarias, autarquias, e fundações municipais; empresas e instituições de ensino.

O Plano Municipal é um documento que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas do município, para a década 2020/ 2030. Para as ações dessa década foi formado, a nível mundial, a Aliança Oceânica, que é uma rede de gestores públicos, instituições da sociedade civil e iniciativa privada, engajada e mobilizada na implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável. O Plano Municipal atende à sociedade em todos os seus segmentos, mas será bastante trabalhado nas escolas, através de projetos e ações, difundindo essa ideia na sociedade através dos alunos, que são multiplicadores.

Conhecer a realidade socioeconômica do município é fundamental para a elaboração do Plano. Esse é o ponto de partida, pois permitirá que tal planejamento efetivamente busque superar as fragilidades existentes e dinamizar as potencialidades da cidade. O Plano deverá conter, ao longo do ano de 2022, ações locais que sejam desenvolvidas em parceria com o poder público, universidades, organizações da sociedade civil e do setor privado da região e que possam se alinhar às metas nacionais e globais. O Plano Nacional foi elaborado em 2020 e serve como parâmetro para o Municipal.

A intenção do comitê é ter, em 8 de junho – Dia Mundial do Oceano, um esboço do Plano; o esqueleto com as ações, indicadas pelas instituições participantes. Nesse esboço deverá estar especificado as ações que deverão constar no Plano, para que essas ideias sejam discutidas com o grupo nas próximas reuniões, que deverão ser semanais. “O objetivo do Plano é unir vários setores da sociedade. Há a proposta para que a Cultura Oceânica faça parte da grade curricular do Município, mas ainda está sendo analisada como será introduzida na forma pedagógica”, diz a secretária da Educação e integrante do comitê, Marilene Cardoso.

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú