Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Porto de São Francisco do Sul: Dois navios levam 25 milhões de litros de óleo de soja para China

Cerca de 25 milhões de litros de óleo de soja foram exportados para a China através do Porto de São Francisco do Sul durante este final de semana. A carga foi dividida em dois navios: o Atlantic Crown foi carregado com 15 milhões de litros e o Pacific Jasper, com 10 milhões de litros.

O óleo foi transferido desde o terminal privado da Bunge, localizado dentro do complexo portuário, até o Berço 101 por meio de um mangote de 25 centímetros de diâmetro.

O duto de 1,2 mil metros foi instalado junto ao chamado “corredor de exportação”, estrutura com esteira por onde se escoa a soja e o milho do Terminal Graneleiro até os navios.

Agilidade e eficiência

As duas operações foram concluídas em tempo recorde, com uma média de carregamento de 440 mil litros por hora. A operação foi coordenada pela empresa Litoral, operadora portuária responsável pela movimentação da carga.

Assim, os operadores do Porto levaram 31 horas para carregar o Atlantic Crown e 25 horas com o Pacific Jasper.

“O Porto de São Francisco do Sul é multimodal e demonstramos que estamos preparados para movimentar qualquer tipo de carga a granel, inclusive óleo vegetal, que há muito tempo não exportávamos”, disse o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Ele explicou que houve uma mobilização especial da equipe do Porto, pois a carga envolvia riscos maiores por ser mais poluente em caso de vazamento.

“Carregar 25 milhões de litros em pouco mais de dois dias, sem nenhum percalço, é uma prova de que a operação foi um sucesso, em grande parte graças à eficiência, ao preparo e à competitividade de todas as equipes envolvidas na operação”.

Conflito na Ucrânia

O aumento na exportação de óleo de soja pelo Brasil em 2022 é impulsionado pelo conflito bélico no Leste da Europa, já que a Ucrânia é importante fornecedor de óleo de girassol.

Com a impossibilidade de receber esse produto, pelas interrupções nos embarques, vários países o estão substituindo por óleo de soja.

Dados gerais do Porto de São Francisco

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
  • 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
  • 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
  • 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
  • Sete berços de atracação de navios, numa extensão de 1,5 km.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo