Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Itajaí terá mutirão de castração de animais no bairro Cordeiros na próxima semana

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) promove, de 16 a 18 de maio, mais uma edição do mutirão de castração de animais. Desta vez, a unidade móvel itinerante Castrabus vai estacionar no pátio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a antiga subprefeitura, do bairro Cordeiros para realizar os procedimentos nos pets. A expectativa é que cerca de 320 animais sejam operados e, ao todo, mais de 3.500 já passaram por castração.

O INIS segue com cadastramento aberto para as pessoas que têm interesse em castrar seu pet, protetores animais independentes e Organizações não Governamentais (ONGs). Os procedimentos são feitos por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com apoio de auxiliares. Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, cachorros e gatos são atendidos em turnos diferentes. Em média, 80 animais serão castrados por dia no Castrabus. Os mutirões visam realizar mais de 5 mil castrações no município.

Além da cirurgia, o animal e seu tutor recebem um kit com instruções pós-castração, medicação, pomada e, se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, já se for macho, ganha o cone. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha ou o cone para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA).

Os bairros do mutirão são escolhidos conforme a demanda de cadastros realizados pelos tutores. A equipe do INIS avalia os endereços dos registros aprovados e busca fazer o agendamento mais próximo da residência do tutor, para facilitar o processo. Bairros como Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros são as localidades que têm mais animais cadastrados, portanto recebem mais ações da unidade móvel.

Cadastre seu pet no Castrabus

→ Pessoa Física: É necessário se morador de Itajaí, comprovar renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo, e a castração pode ser feita em até cinco animais.
→ Protetor independente de animais: É necessário ser morador de Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado através do relatório do histórico do animal.
→ Organização Não Governamental (ONGs): A ONG deve ter sede em Itajaí e atuar na proteção de animais no município.

Para cadastrar o animal ou esclarecer dúvidas, a população deve entrar em contato com o INIS pelo Whatsapp (47) 98857-9891, ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no bairro Centro.

Foto: Marcos Porto

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado