Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Adaptação, flexibilidade e fluidez são características da nova identidade

Para começar a contar a história dos próximos 100 anos, a Mercur lançou uma nova expressão de marca. Inovar sempre fez parte da trajetória da indústria de Santa Cruz (RS), que atua nas áreas de saúde e educação. Integrando as comemorações do centenário da empresa, a nova identidade visual foi desenvolvida em parceria com a Kreativserviço de inteligência criativa e estratégica de Porto Alegre. Agora, a Mercur aposta em um visual alinhado ao seu posicionamento de cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo.

A cocriação faz parte do DNA da Mercur. Por isso, a evolução do logotipo foi baseada em troca, união e engajamento. A nova marca da Mercur traduz a evolução pela qual a empresa vem passando desde 1924, quando iniciou o negócio com artefatos de borracha, e hoje desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos voltados para pessoas com deficiência. “A mudança surgiu da necessidade de demonstrar a evolução da empresa. A Mercur é uma empresa inquieta que está sempre buscando aprimorar seu modo de desenvolver produtos e se relacionar com as pessoas”, explica Camila Severo, que atua na Gestão da Comunicação da Mercur.

Em seu design, conservou a conhecida identidade, mas ganhando mais modernidade e representatividade nos elementos gráficos. A tipografia foi inspirada na maleabilidade da borracha, que é principal matéria-prima da empresa e carrega em si a fluidez e a conexão entre as letras. O deus Mercúrio ganhou formas mais atuais, mas mantém seu histórico contado através dos anos pela empresa. “A marca precisa acompanhar as últimas movimentações da empresa, tais como: produtos com matérias-primas renováveis, nacionalização de produtos, lançamento de órtese de alta performance, etc. Queremos entregar mais valor para as pessoas e não ser somente mais um produto na prateleira de uma loja. Adaptação, flexibilidade e fluidez são características que nos definem”, esclarece Camila.

A mudança pode ser percebida também na letra e nas cores. “O lettering carrega maleabilidade, como a borracha. As cores azul e verde já faziam parte do universo da empresa. O azul representa a educação e o verde a saúde. No entanto, demos uma maior dimensão a elas. Azul é a cor do céu, da confiança e da harmonia. Verde está relacionado à consciência ambiental. A combinação do verde e azul é quando a terra e o céu se unem. Temos uma marca mais contemporânea que carrega uma linguagem fotográfica e iconográfica que traz a leveza e a solidez de uma empresa centenária”, complementa Camila.

“Nós buscamos criar uma identidade visual que represente a evolução que a Mercur vem passando. A nova marca segue com aspectos que já são consolidados na sociedade, mas sendo atual, moderna e representativa. O interessante é que foi um processo que contou com a participação de todos, até chegar neste resultado que envolve a flexibilidade em seu logotipo, o deus Mercúrio em seu símbolo e o temporizador acompanhando as características do logotipo”, salienta Rafael Bohrer, sócio-fundador da Kreativ, responsável pela nova marca da Mercur.

 

Deus Mercúrio

 

O deus Mercúrio, conhecido na mitologia como o deus do comércio, da sabedoria, da comunicação e inovação, foi escolhido como símbolo da empresa por um dos fundadores, Jorge Emílio Hoelzel. Inicialmente, Jorge desejava nomear a empresa como Mercúrio, porém, devido à existência de uma marca brasileira de produtos de borracha com esse nome, optou-se por sua versão em alemão, Merkur. “Ele era uma pessoa bastante espiritualizada e mística, e este nome apareceu como uma representação do deus das comunicações”, conta Jorge Hoelzel Neto, Facilitador de Direção na Mercur. O símbolo do deus Mercúrio, utilizado até os dias de hoje na marca da empresa, foi desenhado pelo próprio Jorge Emílio Hoelzel à época. Ele reflete não somente a tradição e o legado da empresa, mas também sua visão de futuro e inovação constante.

Inovações na linha de produção

 

A Mercur vem incorporando inovações na sua linha de produção. “Neste ano do seu centenário, a Mercur dá continuidade na construção do seu propósito de ‘cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo’. Em 2024 a empresa está fortalecendo o preparo das suas pessoas com foco na construção de relacionamentos que valorizem a vida, para que juntas, possam ampliar o cuidado do planeta, modernizando seu parque industrial e ampliando sua atuação junto ao mercado. Para além de 2024, a Mercur vem construindo um novo arcabouço de estratégias e de ações que tem como foco a atualização do enorme desafio de ser uma empresa com alto grau de responsabilidade econômica-humana-socioambiental”, comenta Jorge Hoelzel Neto.

Com o apoio de R$15 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a indústria tem investido no desenvolvimento de produtos com um conceito inovador em comparação com outros predominantemente encontrados no mercado. Para conhecer mais sobre a Mercur e seus produtos na área de saúde e educação acesse o site www.mercur.com.br.

 

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

Posts Relacionados

Médicos alertam para risco de distúrbio na menopausa causado pela lipedema

Farmácias Nissei transformam mais de 400 lojas em pontos de doação para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Feedback, check out, business: ranking revela os termos do vocabulário corporativo mais pesquisados pelos internautas

Filtro de barro: invenção brasileira é considerada um dos melhores purificadores de água

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online