Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia 30 de abril a Secretaria de Saúde de Bombinhas se mobiliza para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza

Neste sábado, dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde de Bombinhas através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, se mobiliza para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. A vacina visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo.

Devem ser vacinadas pessoas que compõem o grupo prioritário, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas no período até 45 dias após o parto, trabalhador de saúde, população indígena, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas.

As pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 17h, munido da carteira de vacinação e documento com foto. Para os portadores de doenças crônicas, que estiverem tomando a vacina pela primeira vez, é necessário laudo médico ou receita médica comprovando a enfermidade. A vacinação continua nos postos até o dia 20 de maio, mas em horário normal de atendimento.

Cuidados

Os sintomas da gripe H1N1 são: febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. É preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar.

Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. A gripe H1N1 pode afetar órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo