Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Cirurgias da Catarata zera fila de espera em Itapema

Mais uma vez, Itapema sai na frente entre os municípios da região e zera a fila de espera pela cirurgia de catarata. Só nessa terça-feira, primeiro dos três dias em que acontecerão os procedimentos, 22 pacientes foram beneficiados. O atendimento está sendo feito pela equipe médica do oftalmologista Ederson Eingel no Hospital Municipal Santo Antônio.

Todos os pacientes contemplados já haviam passado por todos os devidos diagnósticos de detecção da doença no Centro de Referências e Especialidades (Ceres). A ação é fruto da Secretaria de Saúde de Itapema e tem como objetivo prevenir a cegueira, além de reabilitar a visão por catarata, preservando a saúde e o bem-estar da população.

O Hospital Municipal Santo Antônio é um dos poucos lugares na região onde a cirurgia é realizada com uma anestesia através de colírios, facilitando a vida do paciente para que não haja uma dolorosa injeção da anestesia. A catarata é removida por meio da facoemulsificação, onde há um aparelho de ultrassom que a quebra e aspira por uma incisão de 2.5mm, em seguida, é implantada uma lente transparente intraocular para compensar a remoção. Os pacientes ficam completamente confortáveis durante todo o procedimento e, após a cirurgia, não são necessários pontos, pois a recuperação da visão é quase imediata.

Um dos beneficiados foi Maria de Lurdes, 60 anos, moradora do Bairro Jardim Praiamar, estava totalmente cega há 6 meses com um grande agravamento da catarata e, após a cirurgia, recuperou sua visão. “Eu estava sem enxergar nada, totalmente cega, estava com medo e me privando de muitas coisas, dependendo e sendo auxiliada somente pela minha família. Perder a visão é muito triste, é dificultoso. Eu sou uma pessoa hiperativa e não suportava o fato de não poder sair nem mesmo de casa por causa de minha falta de visão. Para mim, era um sofrimento imensurável. Agora eu vou poder finalmente voltar a visualizar os rostos dos meus filhos e netos, não vou mais me privar de realizar as minhas atividades e isso é muito gratificante. Eu sou uma pessoa que não para nunca. É uma alegria sem tamanho saber que vou poder visualizar tudo novamente. Eu agradeço a toda equipe de saúde de Itapema que me examinou e resolveu o meu problema, me devolveu a visão. Eles abraçaram de verdade esta causa”, contou dona Maria.

O oftalmologista Ederson Engel destacou a importância do procedimento da cirurgia da catarata. “Nós atendemos uma paciente que estava totalmente cega dos dois olhos, ela possuía a chamada catarata total, mas hoje, após a cirurgia, ela já saiu daqui enxergando melhor. Ao restabelecer a visão, a cirurgia da catarata proporciona aos pacientes uma maior liberdade, fazendo com que eles retornem às atividades que dependem de uma boa visão e fornece a eles uma maior qualidade de vida”, afirmou.

Segundo o secretário da Saúde, Everton Ricardo da Silva, a iniciativa tem o objetivo de beneficiar a população itapemense e melhorar cada vez mais a saúde do município. “Possibilitar que os pacientes possam ter este tratamento em Itapema é muito gratificante. Conseguimos zerar a fila de espera para cirurgias da catarata no município e aumentar a qualidade da saúde. Além do tratamento oftalmológico, também trabalhamos para que outras especialidades tenham agilidade no processo de atendimento, diminuindo assim as demandas. É assim que mostramos o nosso trabalho, com grandes resultados que buscam sempre fazer o melhor para a comunidade e seu bem-estar”, concluiu.

As próximas cirurgias acontecem nesta quinta-feira e no dia 23 de setembro no Hospital Municipal Santo Antônio.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo