Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Fumar, mesmo fora de casa, oferece risco à saúde da criança

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa é a principal causa de morte evitável no mundo. Para conscientizar a população sobre os riscos decorrente do cigarro foi instituída por lei o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.

Só no Brasil, existem 21,9 milhões de fumantes ativos e passivos, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E quando se fala em fumante passivo, as crianças estão entre os mais afetados. Estima-se que metade delas, em todo o mundo, sofra algum dano à saúde em decorrência do tabagismo.

Vanessa Luiza Perini, pediatra no Hospital Infantil Pequeno Anjo, afirma que na Unidade de Saúde, é comum receber crianças em que, pelo menos, um membro da família seja tabagista: “Não se deve fumar perto da criança. Se fumar, mesmo fora de casa, é preciso depois que a pessoa tome banho, lave os cabelos, troque de roupa, escove os dentes, para depois ter o contato com a criança”, orienta. Essas medidas vão garantir que os pequenos não tenham contato com as substâncias tóxicas presentes no cigarro.

Entre outros efeitos, o fumo passivo prejudica o pulmão, criando ou agravando problemas respiratórios, além de deixar a criança mais suscetível a otites. A pediatra afirma, ainda, que quanto mais nova a criança, maiores são os danos à saúde, por conta da imunidade.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores