Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Guarda Municipal de Balneário Camboriú conclui curso de Libras

Guardas Municipais de Balneário Camboriú concluíram, nesta sexta-feira (20), o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas foram realizadas no Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube de 16 a 20 deste mês.

De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Tais Baruffi, “a intenção é promover a inclusão social e aprimorar a comunicação dos agentes de segurança pública com os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais. Todos se inscreveram voluntariamente e pretendemos continuar com as turmas no ano que vem. Queremos que os formados aprimorem os conhecimentos, e outros possam ser inseridos”.

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial. “Eles aprenderam todos os sinais para poder orientar a auxiliar os deficientes auditivos durante uma abordagem em várias situações. É, principalmente, um processo de inclusão social”, esclareceu o professor do curso, Anderson Ari Nicolau.

Além de aulas teóricas, os alunos treinaram o uso prático da língua, simulando situações comuns à atividade dos Guardas Municipais. Os alunos também tiveram contato com um aluno surdo durante a aula para praticar o uso da língua. O professor explica que não é só uma questão de aprimoramento dos trabalhos dos agentes de segurança pública, mas também de melhoria da acessibilidade. “Por exemplo: uma vítima de assalto quer explicar a cor da roupa do assaltante, para que lado seguiu e o que levou. Nesses casos, o conhecimento de Libras será de grande valia”, concluiu Nicolau.

“O curso foi muito produtivo. É uma forma de encarar o surdo como cidadão que tem acesso a um atendimento de qualidade. A parceria entre as Secretarias de Segurança e Educação deu certo e no ano que vem com certeza vamos nos aperfeiçoar nesta área”, destaca a GM Tassia Bruna Carvalho.

“É extremamente importante o conhecimento da Libras por parte da Guarda Municipal. São nossos parceiros dentro das unidades, estão sempre em contato com nossos alunos e precisa haver comunicação com todos”, afirmou a diretora Geral do Colegiado da Educação, Simone da Silva Ricardo.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo