Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Mais de seis mil crianças já participaram do Projeto Histórias a Bordo

O Projeto Histórias a Bordo, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Projeto Oficinas, já realizou 175 apresentações desde sua criação, em setembro de 2016, contemplando mais de seis mil alunos dos Centros e Núcleos Educacionais do Município. O objetivo do projeto é circular com o ônibus pelas unidades, contando histórias e promovendo o hábito da leitura.

“O Histórias a Bordo é uma forma significativa e diferente de preservar a tradição da contação de histórias, ao mesmo tempo em que incentiva e promove a leitura. O fato deste ônibus ser um espaço de leitura é mais um atrativo que possibilita a criança viajar neste mágico mundo das palavras”, conta Fábio Aurélio Castilho, professor da Rede Municipal à frente do Projeto.

São realizadas até seis apresentações por dia, com a participação de até 30 crianças em cada. Fábio conta que neste primeiro semestre, utiliza os livros da Ruth Rocha como objetos de leitura. São contadas três histórias por apresentação e feita uma breve biografia da autora. “O retorno das crianças é imediato, pelo entusiasmo e encantamento a cada livro e a cada história contada”, conclui o professor.

Em conjunto, acontece todas as segundas-feiras, na sede do Projeto Oficinas, a oficina de Contação de Histórias. O objetivo é preparar narradores cênicos, para futuramente estarem aptos para ler as histórias aos demais alunos. Sofia, de nove anos, é aluna do Oficinas e diz estar ansiosa para a próxima aula. “Acho muito legal a contação de histórias, porque aprendo a não ter vergonha”, comenta Sofia.

Em 2017 o ônibus passará por todas as unidades escolares do município, além de outras instituições como a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) e Centro de Treinamento Comunitário (CTC).

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
CEAC Projeto Oficinas
(47) 3264-7154

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores