Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Procedimento de restauração auditiva realizado com sucesso no Hospital Unimed Chapecó

Uma das maiores conquistas da engenharia ligada à Medicina foi realizada no último sábado (06), no Hospital Unimed Chapecó. O procedimento, chamado de Implante Coclear, ocorreu em uma paciente de 22 anos, com surdez bilateral. A cirurgia foi realizada pelo médico de Bauru-SP, Dr. José Carlos Jorge, com a participação do médico cooperado da Unimed Chapecó e especialista em Otorrinolaringologia, Dr. André Fernando Scherer. Também acompanharam o procedimento, os médicos otorrinolaringologistas, Dr. Luiz Fernando Granzotto e Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza. O médico cooperado, Dr. Carlos Afonso Rossi Tirapelle foi o anestesiologista do procedimento.

Dr. André Scherer avalia positivamente o resultado final do procedimento e destaca a importância do acompanhamento da paciente, que iniciou após a colocação do implante. “A paciente recebeu alta no dia seguinte e já apresenta uma excelente evolução pós-operatória. O funcionamento do aparelho implantado inicia após o processo de cicatrização, que ocorre entre 30 a 40 dias”, salienta.

O implante possui uma unidade interna que fica dentro da orelha do paciente, e uma unidade externa, acoplada logo atrás da orelha. O procedimento é indicado nos casos de surdez severa a profunda bilateral, em pacientes que já fizeram o uso do aparelho auditivo convencional, mas não apresentaram resposta satisfatória. Para Dr. José Carlos, o resultado positivo está diretamente relacionado à facilidade técnica disponibilizada pelo Hospital Unimed Chapecó.

“O Hospital é muito bem equipado, com microscópio de última geração, o que facilitou o sucesso da cirurgia. A paciente terá como benefício imediato, o melhor direcionamento do som e melhor compreensão em ambientes com ruídos”, afirma.

O PROCEDIMENTO

Com o auxílio de um aparelho implantado na orelha, o Implante Coclear permite estimular, diretamente, o nervo auditivo e, em consequência, causar sensações sonoras. O procedimento é referência na área por utilizar um equipamento eletrônico computadorizado, que substitui a função do ouvido de pessoas com surdez total ou quase total. O implante inserido no paciente é responsável por estimular o nervo auditivo por meio de pequenos eletrodos, e o nervo transmite estes sinais até o cérebro.

Texto: Andressa Recchia/Unimed Chapecó 

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores