Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Projeto de Lei possibilita a implantação de parklets em Balneário Camboriú

Projeto de Lei possibilita a implantação de parklets em Balneário Camboriú

A proposta valoriza o pedestre, tornando algumas vagas de estacionamento em espaços de convivência.

Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú pelo Vereador André Meirinho (PP), atendendo a sugestões da comunidade, um projeto de lei que regulamenta a instalação e utilização de parklets. Semelhantes a miniparques, estes espaços ocupam vagas de estacionamento em vias públicas pré-definidas, contemplando floreiras, bancos, mesas, lixeiras, paraciclos, entre outros. Com a iniciativa, pode-se ampliar a oferta de espaços públicos, promover a convivência na rua, estimular processos participativos, incentivar transportes não motorizados e criar um novo cenário para as ruas do município.

O parklet foi criado na cidade de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em 2005. A iniciativa surgiu em meio ao Parking Day, evento em que se debateu a importância  da conscientização do uso do automóvel em relação à sustentabilidade e a utilização de espaços públicos pelas pessoas.

De acordo com a proposta, pessoas físicas ou jurídicas podem protocolar seus pedidos de autorização para instalação em vias a serem definidas pelo executivo. Os custos de instalação, manutenção e retirada são de responsabilidade do proponente. Os projetos deverão seguir regras específicas, como a ocupação de no máximo duas vagas e a utilização obrigatória de materiais recicláveis ou madeiras certificadas, por exemplo.

Caso a quantidade de propostas seja superior aos espaços disponibilizados, o município poderá realizar licitações com arrecadação de recursos, bem como a possibilidade de aplicação da Lei Nº 3.907/2016, que trata da cessão onerosa do direito à denominação de espaços e concessão de uso de espaços públicos para publicidade.

“Em uma cidade como Balneário Camboriú, que possui poucas praças e áreas verdes urbanas, os parklets serão uma nova opção de espaço público de convivência e lazer para atender os moradores, turistas e frequentadores do local onde será instalado. Enquanto o carro passa a maior parte do dia estacionado, o espaço pode ser usado por pedestres e ciclistas, sendo certamente um investimento de infraestrutura, mobilidade urbana e de qualidade de vida para a população”.

Algumas cidades como Florianópolis e São Paulo já possuem a regulamentação, e serviram como referência para elaboração do projeto. Os parklets, além de criarem um novo cenário para as ruas, fomentam o comércio. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, a atividade comercial teve um crescimento de 14% nas vendas, em lojas que ficavam próximas a esses espaços (Measuring the Street”, NYC DOT).

O projeto está iniciando sua tramitação da Câmara, estando aberto para contribuições da comunidade, do executivo e dos demais Vereadores.

#VereadorAndréMeirinho
#BalneárioCamboriú
#CâmaraDeVereadoresBC
#DesenvolvimentoSustentável
#Agenda2030
#ODS11CidadesEComunidadesSustentáveis
#ODS13AçãoContraAMudançaGlobalDoClima

Para mais informações:

Projeto de Lei > https://goo.gl/WxzLzS
Manual Parklet São Paulo >  https://goo.gl/tuFKnR
Manual Parklet San Francisco > https://goo.gl/nYPAHW

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo