Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Psoríase em pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre

Psoríase em pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre

Doença, que atinge 2% da população,tem Lei local instituindo a criação de uma Rede de Atenção à psoríase

 

Para os pacientes de psoríase, o mês de outubro tem sido de esperançacom a criação do Dia Mundial da Psoríase, determinado, em 2014 pela OMSa ser celebrado mundialmente em 29 de outubro. Nesta terça-feira (31/10) foi a vez da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, daCâmara de Vereadores de Porto Alegre promover a reunião “Rede Municipal de Atendimento à Psoríase” com políticos, órgãos públicos, diretores de hospitais, entidades e profissionaisda saúde. A iniciativa do vereador José Freitas, autor da Lei Municipal 12.247, de maio deste ano, que institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase, torna a capital gaúcha uma das cidades precursoras no País a ter um programa voltado a esses pacientes.

 

Dentre os objetivos da Lei, o atendimento multiprofissional no tratamento à psoríase, a instalação de programas informativos nas unidades básicas de saúde para orientar o diagnóstico correto e a promoção do acesso aos tratamentos. O programa deverá ser assessorado pela organização sem fins lucrativos Psoríase Brasil. Com sede em Porto Alegre e atuação nacional, a entidade realiza trabalho junto ao poder público visando melhores condições aos pacientes. Como marco do Dia Mundial 2017,a Psoríase Brasil liderou a instalação da“Frente Parlamentar Mista Pela Psoríase e Artrite Psoriásica”, em 19 de outubro, para atuar em prol do tema no Congresso Nacional.

 

A entidade também realizou campanha informativa na Câmara dos Deputados, em Brasília, colhendo a assinatura de apoio de mais de 200 parlamentares. Uma das primeiras ações da Frente é organizar uma Audiência Pública no Congresso Nacional para debater os Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, que determinam quais medicações devem ser fornecidas pelo SUS. A entidade briga pela incorporação de medicamentos boiológicos e ampliação da oferta de fototerapia, entre outros pleitos.

 

 

Gládis Lima – Presidente da Psoríase Brasil

Vereador  de POA José Freitas – Elaborador do Projeto de Lei Municipal de criação da Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase

Deputado Dr. Sinval Malheiros – Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Psoríase

 

Médicos do Comitê Científico da Psoríase Brasil:

Dr. André Vicente Esteves de Carvalho, Dr. Marcelo Arnone, Dr. Paulo Oldani Felix, Dra. Claudia Maia.

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina