Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Sindicont e Rotary recolhem mais de 4 mil quilos de materiais recicláveis

Sindicont e Rotary recolhem mais de 4 mil quilos de materiais recicláveis

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu a Semana de Ação com recolhimento de lixo eletrônico e ação ecológica às margens do acesso à BR-282. Foram recolhidos 1.200 quilos de material eletrônico, entre CPUs, monitores, teclados, impressoras, notebooks, climatizadores, entre outros.

Os materiais foram recolhidos entre os associados e foi entregue nessa semana à REC – Reciclagem de Eletrônicos Chapecó. Todo o material eletrônico é reciclável. O processo inicia por meio de uma triagem, depois os aparelhos são desmontados e cada componente (carcaça, vidros, placas de circuito, plásticos) são separados e encaminhados para reciclagem.

Também foi feito recolhimento de lixo no acesso à BR-282, com participação da diretoria e associados ao Sindicont e integrantes do Rotary Club Chapecó Leste. De acordo com o coordenador da ação, Pedro Lopes, foram recolhidos cerca de 3.500 quilos de materiais que foram encaminhados ao Verde Vida.

Lopes frisou que o objetivo da ação é contribuir com o meio ambiente. “Também queremos conscientizar a população sobre a importância da correta destinação tanto do lixo eletrônico como dos demais materiais que muitas vezes são depositados em locais inapropriados e poderiam ser encaminhados para reciclagem”.

O estudo “A Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária, do técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sandro Pereira Silva, divulgado neste ano, mostra avanços nos últimos anos em reciclagem. “O índice de reciclagem de latas de alumínio variou de 56% para 91,5%, o de papel de 37% para 43,7%, o de vidro de 33% para 47%, o de embalagens PET de 18% para 54,8%, o de lata de aço de 23% para 43,5% e o de embalagem longa vida de 10% em 1999 para 26,6% em 2008”, relata a pesquisa.

As estimativas apontam para uma geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil em torno de 160 mil toneladas diárias, sendo que 30% a 40% são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. Porém, apenas 13% desses materiais são encaminhados para reciclagem.

A Ação Ecológica do Sindicont contou com a parceria da Papelaria Vitória, Linfer Fechaduras e Cursos Einsteen Chapecó. Também apoiam a iniciativa o Rotary Club Chapecó Leste e a Fluxo Eletrônica Industrial.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo