Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Placas de orientação do Bandeira Azul foram instaladas nas praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras

Placas de orientação do Bandeira Azul foram instaladas nas praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras

Cumprindo mais uma etapa da fase piloto do Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas, foram instaladas nesta quarta-feira (27) sete placas de orientação nas Praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. As placas contêm recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas durante a fase piloto.

Duas placas foram colocadas na praia de Taquaras, três no Estaleiro e outras duas no Estaleirinho. Os três locais terão que se adequar e se tornar ecologicamente corretos para então ter a bandeira hasteada. “Balneário Camboriú é a única cidade do país que tem três praias inscritas na fase piloto do Bandeira Azul. O Município já está fazendo a sua parte com saneamento básico e vamos cumprir os 34 critérios do programa, contamos também com o apoio da população para recebermos essa certificação tão importante que qualificará nossas praias agrestes”, comentou o prefeito, Fabrício Oliveira.

As ações serão desenvolvidas durante o ano de 2018, já que pretende-se hastear as bandeiras azuis em novembro. O Programa Bandeira Azul foi criado pela Fundação de Educação Ambiental (FEE) e serve como certificado de qualidade para praias do mundo inteiro. Em Balneário Camboriú, o programa é uma iniciativa do governo municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

“Esse é um momento muito importante para a obtenção do Bandeira Azul nas praias. Da parte do MPSC ficamos muito satisfeitos por termos contribuído com ajustamentos de conduta com algumas pessoas, que possibilitaram tanto a colocação de placas como a contratação de um especialista na gestão de praias, que colaborará para conseguirmos cumprir as 34 etapas e as praias conseguirem a certificação”, disse o promotor da 5ª Promotoria, Isaac Sabbá Guimarães.

Os critérios para comprovação de qualidade abrangem recursos como acesso à informação por parte da população (sinalização e normas de conduta), qualidade da água do mar (balneabilidade), gestão ambiental (preservação e gestão do lixo gerado) e serviços disponibilizados como segurança e oferta de chuveiros, banheiros, planos de emergência e equipamentos de salvamento.

“Já realizamos algumas ações como a criação do comitê de praias, os diagnósticos de infraestrutura e ambientais das três praias agora faremos campanhas de educação ambiental e capacitação de estagiários para coletar dados e entender a percepção das pessoas que frequentam as praias e capacitação dos agentes de limpeza”, explicou o especialista em gestão de praias, Luidgi Marchese.

O Município também já iniciou o trabalho de campo com levantamento da infraestrutura das praias; as obras de complementação da rede de esgoto das Praias de Laranjeiras (que será entregue em janeiro) e Taquaras (que será concluída em fevereiro); e coletas de água das praias inscritas, por um laboratório credenciado pela FATMA. Já foram elaborados os diagnósticos das praias de Taquaras e Estaleiro e em janeiro será elaborado o de Taquaras.

Em todo o Brasil apenas cinco praias possuem a bandeira, sendo que duas delas ficam em Santa Catarina (Praia Grande – Governador Celso Ramos e Lagoa do Peri – Florianópolis). Balneário Camboriú também está se esforçando para conseguir resultados positivos que contribuam para que, em novembro de 2018, a Bandeira Azul seja posta em suas areias.

Posts Relacionados

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado