Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Aumento da tarifa de importação do aço também prejudica os EUA, diz presidente do Conselho da Amcham Brasil

Aumento da tarifa de importação do aço também prejudica os EUA, diz presidente do Conselho da Amcham Brasil

[themoneytizer id=”16208-1″]

Hélio Magalhães, da Amcham Brasil, acredita que decisão americana deverá ser “rediscutida”

A decisão do governo americano de aumentar as tarifas de importação do aço e do alumínio, anunciada em 2 de março, é um obstáculo ao comércio internacional e vai afetar os Estados Unidos de forma negativa, afirma Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração da Amcham Brasil.

Na visão dele, “Incentivar o comércio passa por não criar barreiras”. Para Hélio Magalhães, “trata-se de um pensamento antigo, que pode trazer impactos negativos também para os americanos”. Os efeitos da medida ainda estão sendo avaliados pela comunidade internacional, acrescenta Magalhães. “Ninguém vê isso como positivo. A OMC (Organização Mundial do Comércio) certamente será acionada por outros governos. Provavelmente será rediscutido e não deve ser duradouro.”

A nova tarifa de importação do aço e alumínio é “retrógrada” e uma “irresponsabilidade”, de acordo com o economista Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da consultoria Kaduna. “Vai ser um agravante na economia mundial. As retaliações recíprocas vão começar a acontecer, e onde isso pode parar ninguém sabe com certeza”, observa, no Webinar de Comércio Exterior da Amcham realizado nesta segunda-feira (5/3).

“Parece que estamos voltando às décadas de 1980 e 1990, quando se tomava essas medidas de proteção comercial sem medir as consequências”, acrescenta.

Amcham – Brasil

A Amcham Brasil é a maior Câmara de Americana, entre 114 existentes fora dos Estados Unidos. Com cerca de 5 mil empresas associadas, sendo 85% delas brasileiras, a entidade é o centro privado das discussões comerciais bilaterais Brasil-EUA. Além de reunir as principais multinacionais norte-americanas no Brasil e empresas brasileiras com operações nos EUA, a Amcham promove estudos, eventos, missões internacionais, encontros de negócios e a construção de agenda ampla de cooperação governamental, tecnológica, regulatória e comercial.

Posts Relacionados

Participantes da Rio do Rastro Marathon vão usar camisetas com tecido tecnológico que ajuda no desempenho da corrida

Maio Roxo: médico alerta sobre os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais

Santander anuncia novo posicionamento de marca, com conta e cartão gratuitos

Comunicação Assertiva no Mercado de Trabalho

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais