Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Pesquisa pioneira sobre biodiversidade, planejamento territorial e recursos hídricos é destaque no 8º Fórum Mundial da Água

Pesquisa pioneira sobre biodiversidade, planejamento territorial e recursos hídricos é destaque no 8º Fórum Mundial da Água

A pesquisa pioneira de planejamento territorial que está sendo desenvolvida no município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, será destaque no maior evento global sobre o tema de recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial de Água. O encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, tem como objetivo discutir o uso sustentável da água.

O projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), será apresentado no fórum pelo prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Júnior, durante a mesa de projetos de financiamento internacional relacionados a recursos hídricos, no dia 20, às 16h30. Além de apresentar a experiência, as boas práticas e os resultados prévios que estão sendo coletados na cidade paulista, Júnior vai discutir sobre a importância de financiamento em tecnologias inovadoras e pesquisas, capazes de economizar água e ampliar a segurança hídrica junto ao coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna.< /span>

O projeto Águas da Mantiqueira está promovendo uma pesquisa sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município de Santo Antônio do Pinhal, localizado na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Para Manna, que também é consultor da Fundepag, é fundamental o reconhecimento de parcerias privadas e investimentos que promovam a manutenção hídrica. “A participação desse projeto no principal e maior evento que discute o tema água é extremamente importante para incentivarmos mais parcerias que promovam a conservação da biodiversidade como base para os serviços ambientais, especialmente o provimento de água”, reconhece.

Debates da CNM

Ainda durante a semana do Fórum Mundial da Água, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá debates e trocas de experiências no tema do recurso natural. O projeto Águas da Mantiqueira também será destaque no evento, dessa vez, no ‘Espaço Municipalista: a Água e o Mundo’ no dia 22, às 15h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. A coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil, Thais Guedes, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio do Pinhal, Sueli Nicolau, e a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito, terão a oportunidade de discutir o protagonismo político da mulher sobre os serviços hídricos.

Para conferir a programação completa do 8º Fórum Mundial de Água, acesse o site http://www.worldwaterforum8.org/pt-br .

8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água.

O Fórum é organizado a cada três anos pela organização internacional junto ao país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe a 8ª edição do Fórum, sendo  a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul , a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Posts Relacionados

Participantes da Rio do Rastro Marathon vão usar camisetas com tecido tecnológico que ajuda no desempenho da corrida

Maio Roxo: médico alerta sobre os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais

Santander anuncia novo posicionamento de marca, com conta e cartão gratuitos

Comunicação Assertiva no Mercado de Trabalho

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais