Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

8º Juntos Pelo Rio terá oficinas e blitz educativa na programação

8º Juntos Pelo Rio terá oficinas e blitz educativa na programação

8º Juntos Pelo Rio terá oficinas e blitz educativa na programação.

Mutirão de limpeza será no dia 23 de março (sábado).

Itajaí unirá forças para o mutirão de limpeza do 8º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti, que será realizado no dia 23 de março (sábado). A programação gratuita do evento terá oficinas de educação ambiental para crianças e blitz educativa contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A cerimônia de abertura será às 8h na Marina Itajaí, localizada na avenida Carlos Eli Castro, 100, no Centro.

Um café da manhã será oferecido a todos os voluntários no início do mutirão, haverá a divisão de equipes embarcadas e por terra e a entrega do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, junto de kits de limpeza. A Marinha do Brasil também discorrerá sobre as normas de segurança a serem seguidas.

Duas oficinas lúdicas serão oferecidas: a de educação ambiental com uma equipe da Univali e outra sobre prevenção contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, com a Secretaria Municipal Saúde. As oficinas serão realizadas na Marina e são destinadas às crianças que participarão junto dos pais. Não é necessário fazer inscrição.

A Sala de Situação e do Programa de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, também estará engajada no mutirão. No dia do evento, 60 agentes de endemias realizarão uma blitz educativa para reforçar a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti na avenida Ministro Victor Konder (Beira-rio), além de contribuir nos trabalhos de limpeza.

O 8º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti é organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas.

Pontos de limpeza

Por água, a limpeza focará no Rio Itajaí-Açu (margem Itajaí e Navegantes), baía Afonso Wippel e rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente). As embarcações com voluntários sairão com coletes salva-vidas e os kits de limpeza. Cada embarcação atuará em um perímetro específico e não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Atingido o limite de capacidade, as embarcações farão o despejo do lixo recolhido no ferry boat.

Neste ponto ocorrerá a segregação com a equipe da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), voluntários, caçambas e ponto de apoio para reposição de material nos barcos (luvas e sacos de lixo).

Por terra, os pontos serão na avenida Beira-rio, Molhes da Barra e Praia da Atalaia. Os resíduos serão depositados em caçambas nestes locais. Haverá a pesagem, destinação do resíduo não reciclável ao aterro sanitário e o encaminhamento do resíduo reciclável à cooperativa.

Informações adicionais:
Secretaria de Comunicação de Itajaí
(47) 3341-6082.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado