Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Mulheres do Ministério Público e bancada feminina da Alesc firmam parceria

Videoconferência com mulheres do MPF, MPT, MPSC e deputadas estaduais debateu desafios e possíveis medidas para promover a valorização feminina no estado

Foi realizada nesta quinta-feira (28) parceria entre o Movimento Estadual das Mulheres do Ministério Público de Santa Catarina e a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em busca de ampliar a defesa dos direitos humanos das mulheres no estado. Em videoconferência, foram discutidas formas de combate à violência, principalmente relativa às mulheres em situação de vulnerabilidade, e também modos de apoiar a educação e a equidade na vivência diária.

Participaram da elaboração dessa parceria as procuradoras da República Analúcia Hartmann, do MPF em Florianópolis, e Rafaella Albericci, do MPF em Blumenau, ambas integrantes da Comissão de Equidade, Gênero e Raça da PRSC (Ceger) do MPF em Santa Catarina. O Movimento Estadual das Mulheres Ministério Público de Santa Catarina é composto por membras do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC).

Leia a íntegra da nota de júbilo que detalha o debate e firma essa união:

NOTA DE JÚBILO À PARCERIA COM A BANCADA FEMININA DA ALESC EM FAVOR DAS MULHERES DE SANTA CATARINA

As membras do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho integrantes do Movimento MP Mulheres – Santa Catarina, ao tempo em que noticiam a realização de videoconferência com as Deputadas Estaduais Ada de Luca, Luciane Carminatti e Marlene Fengler, na data de hoje, com muita alegria comunicam o estabelecimento de parceria entre o Movimento e a Bancada Feminina da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

A parceria tem por objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio mútuo nas articulações contra a violência e a favor da educação e da equidade.

Só assim poderemos construir o futuro do Estado de Santa Catarina onde Mulheres e Homens serão iguais em direitos e deveres, não só diante do imperativo legal mas também no cotidiano social.

Entre os temas, debatidos entusiasticamente, foram abordadas questões relativas a empatia e liberdade da educação, à necessidade de estabelecimento de medidas efetivas de combate à violência e de informar das mulheres quanto aos seus direitos, de forma destacada, quando às populações mais vulneráveis, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.

Abordou-se ainda, medidas de implemento de políticas de equidade no trabalho, tanto na iniciativa privada, como no setor público e, finalizamos a reunião, falando sobre a importância da perspectiva de gênero na elaboração e implementação dos diplomas legais, mormente pelas repercussões diferenciadas entre as vivências de homens e mulheres.

A sinergia promovida pela reunião foi gratificante e certamente gerará frutos em ambos os coletivos, cumprindo assim os objetivos do MP – MULHERES – SC de promover a igualdade de gênero e a valorização das mulheres dentro e fora das carreiras jurídicas, com vistas à construção de uma sociedade mais consciente, justa e democrática e que prime pela dignidade das mulheres e pela prevalência e efetividade dos direitos humanos.

Florianópolis, 28 de maio de 2020.

Movimento Estadual das Mulheres Ministério Público – Santa Catarina
Coordenação Estadual – SC

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores