Esses dados constam da primeira edição do levantamento RADAR FEBRABAN, pesquisa FEBRABAN News-Ipespe, que irá avaliar trimestralmente a evolução da expectativa dos brasileiros sobre diversos temas. A pesquisa foi feita com 3 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o país.
Em nível nacional, a pesquisa revelou que 31% dos brasileiros pretendem investir na poupança; 27% em outros investimentos bancários e 23% na compra de imóveis.
No Sul, a pesquisa revela que a população pretende aplicar o dinheiro em investimentos bancários (30%), seguido da poupança (26%) e investir em educação e imóveis (ambos com 25%).
Gastos com viagens (24%) também foram lembrados como prioritários.
A pesquisa RADAR FEBRABAN está à disposição no site www.febraban.org.br.
A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.
O quadro associativo da entidade conta com 117 instituições financeiras associadas, as quais representam 98,8% dos ativos totais e 96,6% do patrimônio líquido das instituições bancárias brasileiras.
Sobre o Ipespe
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), fundado em 1986, é uma das instituições mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública. E conta com um conselho científico formado por especialistas de diversas áreas, o qual é presidido por Antonio Lavareda, mestre em sociologia e doutor em ciência política.
Tem equipes operacionais e consultores em todos os estados do País e atuação em âmbito nacional e internacional, sempre atualizado com o que há de mais inovador em técnicas e sistemas de pesquisas. A experiência, o rigor técnico e a agilidade do Ipespe têm se transformado em ferramentas fundamentais para que empresas privadas, governos e organizações possam conhecer melhor o seu público e o mercado.