Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresários adeptos do Simples Nacional poderão prorrogar pagamento de impostos

Eduarda Prada Radtke, advogada tributarista do escritório Flávio Pinheiro Neto Associados, explica que a resolução nº 158, publicada no fim de março, proporciona alívio temporário ao bolso dos empreendedores. Planejamento tributário para evitar contas sobrepostas no segundo semestre é fundamental antes de aderir à prorrogação, segundo a jurista

As consequências da crise sanitária e econômica resultantes da pandemia seguem colocando em risco a sustentabilidade de muitos negócios, especialmente os de menor porte. Entre as medidas do Governo Federal para reduzir os impactos na economia está a prorrogação do vencimento de impostos. No fim de março foi publicada no Diário Oficial da União a resolução 158, que traz este benefício às empresas adeptas do Simples Nacional.

A advogada tributarista do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, Eduarda Prada Radtke, destaca que o novo decreto traz prorrogações que englobam o pagamento de impostos relacionados ao Simples com vencimentos em abril, maio e junho. “Os vencimentos em 20 de abril poderão ser pagos em 20 de julho, os que venceriam em 20 de maio, em 20 de setembro e aqueles com vencimento em 21 de junho, até 22 de novembro deste ano. A prorrogação é uma opção para dar mais fluidez de caixa ao empresário que neste momento tem seus negócios afetados por conta das restrições de funcionamento, por exemplo”, explica a jurista.

Eduarda alerta, no entanto, que antes de optar peça prorrogação, é fundamental que o empreendedor leve em consideração o cenário financeiro da empresa e esteja preparado para que, no futuro breve, arque com o dobro dos valores pagos ao Simples. “A prorrogação disponibilizada a partir deste mês segue a mesma linha da que foi liberada no ano passado. Pode ser uma boa opção caso o empreendedor esteja com dificuldades de caixa, porém é preciso alertar que, a partir dos próximos vencimentos, haverá a cobrança destes impostos mais os do mês vigente. Sem um bom planejamento tributário, o que seria algo positivo pode se tornar uma dor de cabeça no segundo semestre”, destaca.

Entre os impostos que compõem o Simples Nacional estão, por exemplo, o ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, PIS/PASEP – Contribuição, e Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Sobre o Flávio Pinheiro Neto Advogados
Escritório especializado em soluções jurídicas para diversas áreas da atividade empresarial, o Flávio Pinheiro Neto Advogados conta com profissionais que atuam com direito bancário, direito societário, direito tributário, planejamento sucessório e holding familiar, gestão estratégica de passivo e contencioso. Possui ainda equipe qualificada para apoiar empresas que buscam desenvolver planejamento para gestão de crise através de comitê que avalia a realização de ações para assegurar a saúde financeira do negócio em momentos de instabilidade.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo