Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Documentário sobre as canoas de garapuvu é exibido em escolas da região

Mais do que uma embarcação, a canoa de garapuvu ou canoa de um pau só é símbolo de resistência na prática artesanal da pesca litorânea catarinense – e de muitas colônias pesqueiras no litoral brasileiro. O documentário Canoa bordada de Garapuvu: a embarcação de um pau só (2018), do Comitê Tijucas Biguaçu, conta a história desse patrimônio cultural. Neste ano, o filme será exibido em escolas de sete cidades do litoral centro: Tijucas, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

Com aproximadamente 30 minutos de duração, o documentário foi gravado nas mesmas cidades em que será exibido ao longo de 2021. O documentário parte de uma narrativa que mescla o saber empírico e o científico, aprendido e apreendido na região. O curta fala sobre o processo de desaparecimento e resistência de uma prática artesanal ancestral: a pesca e o feitio das canoas construídas a partir de um pau só, contribuindo com a sensibilização socioambiental pela conservação de um saber característico das comunidades litorâneas do estado.

A circulação do documentário, que está disponível no YouTube, por escolas da região tem o objetivo de disseminar o tema e proporcionar aos estudantes uma oportunidade de contato com assunto de tamanha importância em diversas esferas do conhecimento. “Acreditamos que é uma maneira interessante de mostrar essa tradição para os jovens, num formato mais atrativo, utilizando o cinema. Esperamos enriquecer o debate e proporcionar um momento de reflexão sobre esse aspecto importante da nossa cultura para os alunos”, afirma o técnico ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT) Tiago Manenti Martins.

A circulação do documentário é uma realização da ACAT e do Instituto Esmeralda, com apoio da Colônia de Pescadores de Z-25 de Tijucas e do Lions Clube de Tijucas, com financiamento do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, via Edital Elisabete Anderle 2020.

Posts Relacionados

Sarau Escola SCAR de Criatividade acontece em nove cidades de Santa Catarina

Diário da Cidade

Dia das Mães: Blue Tree Premium Florianópolis celebra o amor materno com conforto e elegância

Diário da Cidade

Sofistic Hotel lança pacote especial para o fim de semana do Dia das Mães

Diário da Cidade

Santa Catarina ganha importante loja no segmento decor

2ª Mostra de Vitrines Assinadas Casahall segue até 21 de maio

Wishlist: conheça opções de calçados sustentáveis para o Dia das Mães

Cantor Rogerinho se apresenta nesta sexta-feira na SHED Club

Novas marcas chegam ao mix do Balneário Shopping neste outono

Dia das Mães 2024: Itajaí Shopping dá dicas de presentes para surpreender no dia 12 de maio

Fazzenda Park Resort realiza evento especial para venda de pacotes