Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Documentário sobre as canoas de garapuvu é exibido em Porto Belo

Mais do que uma embarcação, a canoa de garapuvu ou canoa de um pau só é símbolo de resistência na prática artesanal da pesca litorânea catarinense – e de muitas colônias pesqueiras no litoral brasileiro. O documentário Canoa bordada de Garapuvu: a embarcação de um pau só (2018), do Comitê Tijucas Biguaçu, conta a história desse patrimônio cultural. Na tarde desta terça-feira (1º), aconteceu a segunda de uma série de exibições do filme por escolas de cidades do litoral catarinense, na Escola Estadual Básica Tiradentes, em Porto Belo.

O filme foi apresentado para turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio. Ao longo do ano, o documentário será exibido também em Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Com aproximadamente 30 minutos de duração, o documentário foi gravado nas mesmas cidades em que será exibido ao longo de 2021. O documentário parte de uma narrativa que mescla o saber empírico e o científico, aprendido e apreendido na região.

O curta fala sobre o processo de desaparecimento e resistência de uma prática artesanal ancestral: a pesca e o feitio das canoas construídas a partir de um pau só, contribuindo com a sensibilização socioambiental pela conservação de um saber característico das comunidades litorâneas do estado.

A circulação do documentário por escolas da região tem o objetivo de disseminar o tema e proporcionar aos estudantes uma oportunidade de contato com assunto de tamanha importância em diversas esferas do conhecimento. “Acreditamos que é uma maneira interessante de mostrar essa tradição para os jovens, num formato mais atrativo, utilizando o cinema. Esperamos enriquecer o debate e proporcionar um momento de reflexão sobre esse aspecto importante da nossa cultura para os alunos”, afirma o técnico ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT) Tiago Manenti Martins.

A circulação do documentário é uma realização da ACAT e do Instituto Esmeralda, com apoio da Colônia de Pescadores de Z-25 de Tijucas e do Lions Clube de Tijucas, com financiamento do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, via Edital Elisabete Anderle 2020.

Interessados em receber a exibição do documentário, podem entrar em contato através do Instagram nos perfis @esmeraldainstituto e @acatijucas e pelo e-mail institutoesmeralda2018@gmail.com.

Posts Relacionados

Florianópolis recebe programação gratuita para o Dia das Mães

Diário da Cidade

Pele sensível: quais as características e como cuidar desse tipo de pele

Diário da Cidade

Sofistic Hotel oferece 94 motivos para se apaixonar pelo café da manhã

Diário da Cidade

Casa de Bolos lança bolo recheado especial para o Dia das Mães

Fazzenda Park Resort recebe Prêmio Travellers’ Choice® pelo segundo ano consecutivo

Atlântico Shopping anuncia a 3ª edição da Feira de Discos de Vinil neste final de semana

Parceria inédita marca lançamento de livro no parque Aventura Jurássica

Com risoto de frango, coxinha de legumes e doce ‘beijinho’, festival gastronômico em Itajaí terá pratos especiais para pets

Feira gratuita de intercâmbio reúne instituições de ensino internacionais e agências especializadas em Blumenau

K-Platz Mall recebe a nova edição do “Markt Tag: Queijos e Produtos Coloniais” em maio