Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Acompanhando o desempenho da economia catarinense, consumo de Gás Natural registra recordes no mês de maio

Foto: Arquivo / SCGás

O consumo de Gás Natural em Santa Catarina registrou crescimento no mercado industrial, veicular e urbano durante o mês de maio. As indústrias, por exemplo, tiveram um recorde histórico, com crescimento 4,54% maior do que em abril, mês que já havia registrado recorde de consumo. Além disso, as 16 mil residências catarinenses que utilizam gás natural consumiram 30% a mais que no mês anterior e o setor comercial 5,63% comparando com abril.

“É um grande avanço. A distribuidora está apresentando resultados, ampliando os mercados atendidos e, em 2020, ligou o maior número de clientes da sua história, chegando a mais regiões catarinenses”, afirma o governador Carlos Moisés.

Estes sucessivos recordes no consumo de Gás Natural vão de encontro ao crescimento da economia catarinense em 2021. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDE), o PIB catarinense cresceu 2,9% no acumulado dos 12 meses frente ao mesmo período do ano anterior. Setores como o industrial, com alta de 4,6%, puxaram esse crescimento. Além disso, a produção industrial catarinense teve variação positiva de 24,4% na comparação entre os meses de janeiro e abril de 2020 e de 2021.

Para o Diretor Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, o Gás Natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo de Gás Natural, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, finaliza Lehmkuhl.

Durante o mês de maio, o GNV (Gás Natural Veicular) comercializado segue mantendo o ritmo de reação pós crise no início da pandemia e registrou crescimento de 1,48%. O resultado é o maior do ano e o melhor desde março de 2020, no início da pandemia.

Recordes no volume comercializado

A alta do consumo em todos os setores atendidos pelo Gás Natural em Santa Catarina refletiu também nos recordes gerais de volume da SCGÁS. O volume mensal e o diário atingiram novos recordes, com 69.939.039 m³ e 2.256.098 m³, respectivamente.

Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia seis de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de Gás Natural.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo