Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

“Produção Orgânica de Pitaia” é foco de curso em Araranguá

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu em parceria com a Epagri e o Sindicato Rural de Araranguá o curso Produção Orgânica de Pitaia. O evento, realizado nesta semana no CETRAR em Araranguá, contou com a participação de 30 produtores rurais que integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG/fruticultura) de Turvo e Timbé do Sul.

Os técnicos e engenheiros agrônomos Lucinéia Vanzzetto e Juliano Zaccaron foram responsáveis pela mobilização dos produtores. O objetivo foi proporcionar o aperfeiçoamento de conhecimento sobre a cultura orgânica da pitaia de acordo com os procedimentos recomendados.

Segundo a supervisora regional do SENAR/SC, Sueli Silveira Rosa, foram destacados temas que envolvem todas as fases do sistema de produção da pitaia. Alguns dos assuntos estiveram relacionados às práticas de manejo conservacionista do solo; ao controle biológico e manejo de pragas e doenças; irrigação na cultura da pitaia; adubação orgânica, fontes e formas de adubação; micro-organismos eficientes e biofertilizantes e visita ao pomar orgânico de pitaia.

Atuaram como palestrantes os engenheiros agrônomos Ricardo Martins (Epagri – EM Maracajá), Diego Adílio da Silva (Epagri Gerência Regional de Criciúma), Marcelo Mendes de Haro (Epagri) e Filipe Rodrigues Kinalski (Epagri – escritório Municipal de Timbé do Sul).

ATEG

A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/SC visa oferecer ao produtor rural de vários segmentos um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial. O objetivo é promover a gestão da atividade de forma eficiente e, com isso, possibilitar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o programa é sucesso não somente na fruticultura como nas demais áreas que atende justamente porque sua metodologia oferece suporte e direcionamento técnico aos produtores na gestão das propriedades. “As ações envolvem todos os processos da cadeia produtiva e possibilitam aprofundar aspectos nas áreas econômica, social e ambiental, bem como na gestão do negócio”.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, a ATeG com foco para a fruticultura está contribuindo para fortalecer o setor e a pitaia está entre as culturas em destaque. “A fruta trouxe aos produtores a oportunidade de diversificar suas atividades e aumentar a renda. Nosso objetivo com a AteG e outras ações para os produtores é contribuir para que essa e outras culturas conquistem cada vez mais espaço no mercado”.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o Estado é o segundo maior produtor de pitaia e isso só é possível porque os produtores investem na atividade e porque há incentivos para que isso aconteça. “Com iniciativas como a assistência técnica e gerencial que oferecemos, aliadas às atividades de outras entidades e de órgãos como a Epagri, a tendência é elevar cada vez mais a qualidade e a produtividade desta cultura”.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo