Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Enem: Como se preparar e o que estudar na reta final?

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum

 

Estamos a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A postura do candidato daqui para frente é crucial para que esteja preparado para responder às 180 questões objetivas e ter bom desempenho na redação. Lembrando que a prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão digital quanto na impressa.

 

Nessa reta final, recomendo que estude utilizando os fichamentos e resumos que já tem. Concentre-se nos assuntos que tem mais incidência no exame. Nesse período, é fundamental ter equilíbrio e analisar um pouco de cada matéria, em torno de uma hora e meia. Ficar focado muito tempo em um só conteúdo pode levar ao cansaço e ser improdutivo.

 

Treine fazendo provas anteriores para aprender a administrar o tempo. Dessa forma, vai se sentir mais familiarizado e à vontade com o exame. Tenha atenção especial com a matemática, essa é a única disciplina em que 100% das questões é de uma área de conhecimento.

 

Lembre-se da importância de tirar uma boa nota na redação, já que ela pode ser decisiva na classificação em concursos concorridos e recebe um grande peso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Certifique-se de que está craque em relação aos temas cobrados e na estruturação do texto. Busque na internet pelas redações nota 1000, assim pode tê-las como referência para criar o seu padrão para fazer a redação.

 

Outra dica para esse momento é tentar ter noites de sono tranquilas. Busque dormir bem. Os médicos orientam ter oito horas de sono. Atentem-se também à alimentação, pois ela influencia no bom rendimento. Coma alimentos saudáveis e que não sejam pesados, para não passar mal no dia da prova.

 

Após um ano letivo carregado de incertezas, o nervosismo e a insegurança podem ser vilões e atrapalhar os estudantes trazendo mais ansiedade. É natural se sentir assim, até porque a pandemia trouxe novos desafios. Tenha calma e tranquilidade para fazer o exame. Atividades físicas podem te ajudar a relaxar e esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o físico quanto para o mental. Pense positivo: você se preparou e tudo vai dar certo.

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores