Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A QUARENTENA

A prática moderada de atividades ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis

Neste período de isolamento social pelo qual o Brasil está passando, assim como em todo o mundo, por conta da pandemia do Covid-19, a rotina das pessoas acaba sofrendo alterações. A prática de atividades físicas nas academias e parques acaba reduzindo, já que muitos lugares estão fechados por tempo indeterminado. Contudo, para não perder o condicionamento físico, mantendo a forma e a musculatura, inclusive auxiliando no bem-estar das pessoas neste momento, os exercícios físicos dentro de casa são opções importantes para manter o corpo e a mente saudáveis.

O professor de educação física do Santa Mônica Clube de Campo, Gabriel Nappi, recomenda que as pessoas se exercitem de algum modo durante este período de quarentena, mantendo uma rotina com hábitos saudáveis. Já existem várias modalidades de treinos rápidos e exercícios on-line disponíveis na internet que podem ajudar quem deseja iniciar alguma atividade em casa. O tempo de duração do exercício, para que ele seja efetivo, é de seis a dez minutos, sendo repetido de três a cinco vezes por semana.

O treino sempre deve começar de maneira leve, principalmente para quem não está acostumado, utilizando os próprios móveis e objetos da casa como apoio, como cadeiras, garrafas pet com água, ou até sacos de alimentos como pesos para musculação. Corredores ou ambientes com mais espaço podem ser propícios para a prática de polichinelos, abdominais, flexões, ou mini-circuitos, o importante é não ficar parado. Outra dica é procurar fazer as atividades sempre no mesmo horário, pois este hábito pode se tornar uma rotina, facilitando a integração das atividades na programação do dia, tornando-a menos maçante, declara Nappi.

Os idosos ou pessoas com mais de 60 anos também devem ser incluídos nas atividades, pois para eles as práticas promovem a manutenção da força e do equilíbrio necessários para evitar quedas e fraturas. Outros fatores trabalhados em conjunto também ajudam neste momento de distanciamento social mantendo uma vida saudável, como alimentação balanceada, boas noites de sono e hidratação.

“Com as práticas das atividades físicas, mantendo o corpo em movimento, diversos benefícios podem ser observados como o fortalecimento do sistema imunológico, necessário neste período de pandemia, contribuindo para uma mente tranquila e reduzindo o estresse e sentimentos de ansiedade que momentos como esses causam nas pessoas”, ressalta Gabriel Nappi.

Posts Relacionados

Cervejas premiadas estão entre os estilos confirmados no Bierfest 2024

Ei Nerd! Show: canal de cultura pop leva experiência imersiva para o palco do Teatro Frei Caneca

Inscrições para a New Balance 42K Porto Alegre chegam na reta final

Atlântico Shopping com programação especial de Páscoa pra garotada

Balneário Saboroso completa 15 anos e celebra Cultura, História e Sabor da gastronomia de Balneário Camboriú

Grande Festa no Alles Park inaugura sete novas atrações

Com inscrições abertas, Desafio Beto Carrero chega à sexta edição com corridas para todos os atletas

Déte Pexera faz show no Teatro Municipal de Itajaí neste sábado (16)

Costa Esmeralda Trail é a próxima corrida do Porto Belo Outlet Premium no mês de junho

Rômulo Lopes estreia programa na Rede Vivax TV