Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ação do Gaeco mira lavagem de dinheiro do tráfico em Balneário Camboriú, Camboriú e outras cidades

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à Operação Carga Fria, deflagrada na manhã desta terça-feira (8/7) pela Polícia Civil do Estado do Paraná e do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do GAECO paranaense e da Promotoria de Justiça de Toledo, cumpriu mandados nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Içara. A operação buscou desmantelar organização criminosa que atuava no tráfico de drogas, distribuindo-as da região Oeste do Paraná para outras regiões do país.

De acordo com o MPPR, os chefes da organização criminosa ostentavam padrão de vida elevado, com apartamentos e casas milionários, viagens para destinos caríssimos, carros luxuosos, veículos aquáticos.

Os valores oriundos do comércio de entorpecentes estariam sendo mascarados através de aquisição de bens móveis e imóveis, especialmente na cidade de Balneário Camboriú, feita em nome de “testas de ferro”, visando ocultar o real proprietário.

Entre os alvos da busca no litoral catarinense, uma empresa de investimentos e uma corretora ¿especializadas em imóveis luxuosos das maiores e melhores grifes das construtoras e investidores do país e do exterior¿, conforme por eles divulgado em suas redes sociais.

A Operação Carga Fria  

Com cerca de 200 policiais – apoio da Divisão de Combate à Corrupção (DCCO), Divisão Policial do Interior (DPI) e dos GAECOS de Santa Catarina e Pernambuco – foram executadas 101 ordens judiciais, sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná (municípios de Toledo, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Curitiba), Santa Catarina (municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Içara) e Pernambuco (município de Jaboatão dos Guararapes) e dez prisões preventivas.

Foram sequestrados, ainda 20 bens móveis, entre carros e caminhões, e 8 imóveis, bloqueadas 17 contas-correntes e cumprido o afastamento de um policial civil do Estado de São Paulo, suspeito de integrar a organização criminosa.

A investigação, que durou cerca de quatro meses, gerou um prejuízo de aproximadamente 28 milhões para os criminosos: mais de vinte milhões em bens sequestrados durante a operação, cerca de setecentos mil em bens apreendidos durante as investigações e cerca de sete milhões em drogas apreendidas.

Os valores bloqueados em contas correntes, bens aprendidos durante as buscas e os que serão identificados através da análise dos elementos de informação coletados com as medidas cautelares ainda serão contabilizados.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 38 anos de reclusão, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro, com pena de até 10 nos de reclusão por cada conduta perpetrada.

Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, o efetivo desmantelamento do crime organizado somente é possível com a descapitalização da estrutura criminosa, o que também permite recuperação de ativos, já que os bens são leiloados e o valor revertido aos cofres públicos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialdo MPSC (Com informações do MPPR)

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado