Ação sobre HIV termina com 50 testes rápidos em Camboriú

36

Ação sobre HIV termina com 50 testes rápidos em Camboriú

Cinquenta testagens rápidas para detecção de HIV foram realizados durante a ação de sensibilização realizada nesta quarta-feira, dia 5, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento contou com orientações de prevenção, assim como entrega de panfletos educativos e preservativos – femininos e masculinos. A ação foi promovida pelo Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) na Praça das Figueiras.

“As pessoas se acomodaram com o tempo e os números, infelizmente, estão aumentando”, analisa a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. “Escolhemos a Praça das Figueiras, no Centro, para atrair a comunidade, já que muitos tem vergonha de procurar a Unidade de Saúde. O melhor que podemos fazer é promover ações de sensibilização”.
M.F., de 25 anos, mora em Governador Celso Ramos e está no município por conta de um curso. A jovem passou pela praça com algumas colegas, viu a ação e decidiu fazer o teste. “Esta é a primeira vez que realizo o exame. Nunca houve uma solicitação de algum médico e mantive relações sexuais sem preservativo com meu namorado. Os outros municípios deveriam se espelhar em iniciativas assim para a população”, compartilha.
Testes nas Unidades de Saúde
Atualmente, testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos bairros, também para detecção de Sífilis e Hepatites B e C. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.