Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos da Apae de Brusque participam da VII Semana do Meio Ambiente

Com o objetivo de repensar o conceito de sustentabilidade e propor ações em benefícios de seus colaboradores e de toda a sociedade, a Comarca de Brusque do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina promoveu entre os dias 6 a 10 de junho a VII Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Gestão e Sustentabilidade”, diversas ações foram promovidas em todo o Estado e, para marcar a data, na quinta-feira, 9 , foram realizadas palestras sobre o tema, no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Brusque.

O evento contou com a participação dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, que apresentaram aos colaboradores do Fórum um pouco do trabalho desenvolvido na entidade, em especial nas oficinas de Tapeçaria e de Papel Reciclado. A aluna Márcia Fernandes Teixeira foi a responsável por apresentar as ações realizadas na entidade e explicou detalhes das produções feitas nas oficinas. “Recebemos as doações de vários tipos de materiais e aproveitamos tudo o que muitas vezes seria descartado por algumas empresas, como papel, e até tapetes emborrachados, que produzimos chinelos e transformamos em coisas novas. É muito bom poder fazer isso, pois além de ajudar o meio ambiente, o que arrecadamos das vendas desses produtos é revertido para nós, onde podemos viajar e fazer outras atividades”, comentou a aluna, que também convidou o público para conhecer as instalações da entidade. “Estamos de portas abertas para receber, com muito carinho, todos que queiram visitar a Apae e ver de perto o nosso trabalho”, ressaltou Márcia.

Na oportunidade, a diretora Executiva da entidade, Sandra Helena de Almeida, também falou sobre a história da associação, que é a primeira de Santa Catarina e a segunda do país, e que teve seu início marcado pelo nascimento de Pierre Moritz, filho do saudoso casal Ruth e Carlos Moritz. Além disso, também foram apresentadas as atividades desenvolvidas na instituição, que hoje é formada por três unidades: a Clínica UniDuniTê, o Centro de Convivência Ruth de Sá, e o Centro Educacional e Profissionalizante Santa Inês (ISI), que atendem cerca de 280 alunos.

Troca de experiências

Como parte da programação, o público também prestigiou a palestra da assistente social da Unimed Brusque e secretária adjunta de projetos do ‘Movimento Nós Podemos’, Camile Rebeca Bruns, que apresentou os conceitos de sustentabilidade e a importância dela ser feita de forma social, ambiental e financeira pelas entidades. Camile também falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é uma agenda mundial e deve ser desenvolvida nos próximos anos por diversas empresas e instituições em vários países.


Cerca de 50 colaboradores do Fórum participaram das palestras. Ao final do encontro eles foram presenteados com blocos de papel reciclado, feitos com doações dos próprios colaboradores, e que receberam capas exclusivas confeccionadas pelos alunos da Apae de Brusque.

Além disso, foi disponibilizado um espaço, na entrada do Fórum, onde o público pode adquirir os produtos feitos pelos alunos da entidade, como cartões e tapetes.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores