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Ampe Brusque e Sebrae realizam palestra sobre as tendências do Alto Verão 2019

Ampe Brusque e Sebrae realizam palestra sobre as tendências do Alto Verão 2019

Evento realizado na noite de quarta-feira, reuniu cerca de 150 empresários no auditório do Grupo Uniasselvi/Assevim

Na noite desta quarta-feira, 27 de junho, no auditório do Grupo Uniasselvi/Assevim, foi realizada a palestra “Tendências Alto Verão 2019”, promovida pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença dos estilistas Denise Morais e Lui Iarocheski e da executiva em vendas da empresa La Estampa, Fernanda Marques.

“A Ampe está sempre preocupada em capacitar, orientar e garantir o acesso à informação aos associados que participam da Pronegócio. Hoje, o comprador sabe o que precisa e é importante que o fabricante também tenha esse conhecimento para produzir suas peças nas cores, modelos e tendências corretas. Isso garante o sucesso de vendas dentro das Rodadas de Negócios ou através de representantes”, afirma o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge.

Segundo ele, com a orientação correta, o micro e pequeno empresário de moda se torna mais capacitado para enfrentar um mercado de grande concorrência e também atua como agente transformador do setor no município, apostando em coleções pautadas nas tendências e em peças com valor agregado. “Em um passado não muito distante, o comprador vinha até Brusque atrás de preço e o nosso empresário entrava em uma competição desfavorável com outras regiões que oferecem produtos baratos porque não pagam encargos e nem seguem as leis trabalhistas. Por isso, aprendemos que um produto melhor agrega valor e o cliente reconhece isso”, acrescenta Ademir.

Para o coordenador do LAB Fashion Ampe Brusque, Rodrigo Zen, o evento foi importante para as empresas que participarão da Rodada de Alto Verão, em agosto. “É uma palestra de confirmação de tendências. Falamos sobre o masculino, o feminino e as estampas, para que se tenha tempo hábil para fazer algumas adaptações nos produtos e garantir mais assertividade da empresa durante a Pronegócio”, afirma Zen.

De acordo com a analista técnica do Sebrae, Juliana Aparecida Bernardi, o evento faz parte do projeto Moda Catarina e desenvolve ações em parceria com a AmpeBr desde janeiro, no sentido de capacitar as empresas para um resultado expressivo em vendas, gerando emprego e renda no município e na região.

“Vale ressaltar que os profissionais escolhidos voltaram recentemente de pesquisas fora do país, ou seja, trazem novidades que vão nos ajudar muito”, enfatiza Juliana.

 

Diretriz da assertividade

Há mais de 30 anos trabalhando com moda, a estilista e consultora Denise Morais se considera uma “dinossaura” do setor. Mas, tamanha experiência lhe rendeu muita segurança na hora de explicar aos lojistas, confeccionistas e industriais, exatamente como a moda vai se comportar na próxima estação.

“Minha palestra resume a confirmação do Verão de 2019 e vai trazer informação para decisões assertivas sobre cores, modelos e estampas para o verão, alto verão e, inclusive, para o inverno. Dou a diretriz da assertividade, aquilo que já foi decodificado das tendências internacionais e que, com certeza, vai funcionar para a gente”, pontua Denise.

Segundo ela, a grande dúvida do empresário está quase sempre relacionada à matéria prima que vai usar, qual será a estampa do momento e as cores da nova estação. “E a palestra é muito objetiva, para que ele possa ganhar dinheiro já, no segundo semestre”, ressalta a consultora.

Durante o evento, Denise falou sobre as principais correntes de moda da próxima estação, permitindo que cada empresário identificasse o que está mais próximo de sua realidade para produzir com segurança. “Teremos um lado natural, que é um viés importante de Santa Catarina, através do linho e da viscose. Também um retorno aos anos 80, por meio de tecidos e tons naturais. Aqui tem muita gente que trabalha com malha e ela combina muito bem com o linho. A minha preocupação é passar uma informação fiel para que o empresário tenha lucratividade e encante o cliente”, observa Denise.

Já o estilista Lui Iarocheski conta que o conteúdo apresentado na palestra é resultado de dois anos de estudos e pautado em uma metodologia que ele mesmo desenvolveu e pratica há uma década. “Minha proposta e trazer as tendências da moda masculina em uma abordagem macro. Mas também falar sobre o comportamento de consumo do homem e como isso se articula no contexto global. As tendências serão pontuadas para o Verão de 2019, bem como pinceladas algumas novidades do próximo inverno”, explica Lui.

Segundo ele, a próxima estação apresenta um homem que procura o individualismo e que espera se destacar. Acaba se desapegando da moda de rua e migrando para a moda de luxo, com o retorno da alfaiataria tradicional, com uma modelagem mais ampla. “A cor chave será o amarelo. O xadrez estará mais voltado para o público jovem, mas chega repaginado, com padronagens inusitadas. Vamos ver o xadrez também aplicado na moda esportiva”, detalha Lui.

A executiva em vendas da empresa La Estampa, Fernanda Marques, trouxe para a palestra informações sobre o processo criativo da marca e como ele se traduz nas estampas desenvolvidas. “É importante conhecer este caminho, que inicia na inspiração e como ele acaba sendo interpretado na estampa. Nós não trabalhamos tanto com as estações definidas e estamos mais focados na macro tendência para oferecer um produto com um pouco mais de liberdade”, descreve Fernanda.

Crédito das fotos: Guédria Motta / Ideia Comunicação

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