Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Professora morre ao subir o Monte Everest. Ela queria provar que os vegetarianos não são pessoas fracas

Uma professora australiana morreu ao subir o Monte Everest, na cordilheira do Himalaia, com o marido em uma expedição no último fim de semana. Maria Strydom, de 34 anos, queria completar a missão para provar que “vegetarianos não são fracos”, mas sentiu-se mal na descida, e não resistiu às complicações respiratórias.

Ela foi a segunda pessoa a morrer na montanha mais alta do mundo nesta expedição. Um holandês chamado Eric Arnold, de 35 anos, tinha dito a companheiros: “Meu corpo não tem energia sobrando”, antes de morrer durante o sono, de acordo com a agência de notícias holandesa ANP.

As equipes resgataram o corpo de Maria, enquanto o marido, Robert Gropel, continua uma batalha contra uma acumulação de líquido nos pulmões. O casal tinha alcançado com sucesso o acampamento quatro, 400 metros abaixo do cume, na sexta-feira passada, de acordo com registros dos telefones por satélite que eles levavam.

O gestor operacional da empresa Seven Summit Treks, Furtengi Sherpa, que acompanhava os dois, contou que ela estava lutando pela vida no final. “Maria estava cansada e sua energia caiu. Não havia oxigênio suficiente quando ela estava em uma altitude de 7,8 mil metros”, disse.

Maria e Gropel eram ativistas apaixonados e queriam enfrentar o Everest para desafiar estereótipos sobre a dieta que seguiam. Eles já tinham feito outras grandes escaladas, como o Monte Denali, no Alasca, Aconcágua, na Argentina, o Monte Ararat, na Turquia, e o Kilimanjaro, na África.

“Parece que as pessoas têm essa ideia distorcida que vegetarianos são desnutridos e fracos. Ao subir os sete cumes queremos provar que podem fazer qualquer coisa e muito mais”, disse ela em março.

Posts Relacionados

O que é a Síndrome da Cabana?

Dor de cabeça pode ter relação com a coluna, entenda

Fort Atacadista inaugura 58ª loja com investimento de R$ 120 milhões

Do topo ao fundo: 11 times que já estiveram em alta, mas estão sem divisão nacional em 2024

Embora e-commerce tenha perdido tráfego em dezembro, segmento turístico continua aquecido

Primeiro dia da 6ª Conferência Distrital de Cultura reúne agentes culturais para apresentação de demandas da classe

Revisão da vida toda: STF reinicia deliberações em uma nova etapa de análises

Capacitismo: atletas colegas de Vinicius Rodrigues explicam como evitar o preconceito que atinge pessoas com deficiência

Tecnologia na gestão escolar: quais as vantagens para a administração de instituições de ensino

O que é necessário para empreender em 2024?