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Após confirmar bactéria, Saúde orienta descarte de fatiados comprados em rede de supermercados de Porto Alegre

Após confirmar bactéria, Saúde orienta descarte de fatiados comprados em rede de supermercados de Porto Alegre

Depois de anunciar a retirada de comercialização de fiambres fatiados da marca Zaffari dos supermercados de Porto Alegre porque um exame confirmou presença da bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar danos à saúde dos consumidores, em um lote de queijo da marca própria, a Secretaria Municipal da Saúde orientou o descarte de produtos comprados recentemente.

A assessoria de imprensa do Grupo Zaffari informa que clientes podem fazer troca ou pedir ressarcimento: “Os gerentes de todas as unidades da rede Zaffari estão orientados a receber os produtos fatiados, independentemente da loja onde foram adquiridos, para ressarcimento ou troca por outra mercadoria. Não é necessária apresentação de nota fiscal”.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (1), o secretário Erno Harzheim tratou de esclarecer algumas dúvidas. Ele afirmou que “não há nenhum caso de doença” por contaminação pela bactéria, e que a retirada dos produtos de comercialização ocorreu “por precaução”. Também não há, neste momento, nenhum surto de infecção alimentar.

O problema identificado é em produto fatiado na fiamberia do supermercado, não no produto que chega embalado de fábrica.

“Foi identificado preliminarmente em uma loja, em um lote específico”, reforçou o secretário. “A partir de agora, a própria rede tem a obrigação de fazer uma coleta em todas as suas lojas e produzir, pela responsabilidade técnica, os resultados das análises para serem liberadas”, acrescentou.

“Nossa orientação é que os alimentos fracionados e adquiridos até então na rede de Porto Alegre sejam desprezados”, continuou Herzheim.

O secretário explicou que essa foi a primeira vez que a bactéria foi encontrada porque, provavelmente, as inspeções com foco específico na Listeria monocytogenes são inéditas no estado, em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

“Inspeções de rotina são feitas em estabelecimentos que vendem produtos alimentares. Neste ano, houve uma novidade nessa inspeção. Se iniciou um processo de identificação dessa bactéria específica. Não há nenhuma orientação nacional para essa inspeção, mas ela muito provavelmente vai se tornar obrigatória a partir do próximo ano”, destacou.

Os produtos foram retirados de comercialização ainda na quinta (31), e os centros de fatiamento e distribuição da marca envolvidos foram interditados por iniciativa da própria empresa, até que a situação seja resolvida.

Por meio de nota, a empresa Zaffari informou que no último dia 17 de agosto foram recolhidas amostras de produtos na unidade de fatiamento das unidades do Hipermercado Bourbon nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil. Devido a “indícios de provável presença de bactéria”, a empresa afirmou ter intensificado os “processos de higienização” nos locais onde há a suspeita. Ainda não havia sido divulgado o resultado do exame.

Durante a tarde desta sexta-feira (1), uma nova nota foi divulgada pelo Zaffari sobre o assunto. Leia abaixo:

Recebemos hoje os laudos oficiais do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) sobre as amostras realizadas em unidades da empresa localizadas no Município de Porto Alegre, a pedido da Secretaria Municipal da Saúde, dentro da rotina de monitoramento da qualidade sanitária.

Todos os laudos atestaram condições satisfatórias à exceção de um laudo, de um lote de queijo fracionado, na unidade do hipermercado Bourbon Ipiranga, para venda na própria loja. Portanto, a presença da bactéria se ateve a um único lote de queijo, de uma única loja.

Não apresentou registro de Listeria a unidade de processamento da Avenida Assis Brasil, que atende ao hipermercado Bourbon Assis Brasil e outras lojas de Porto Alegre. A unidade, registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de Porto Alegre, está liberada pelo órgão fiscalizador para retomar as suas atividades de processamento e de distribuição para todas as lojas.

A unidade que teve laudo com presença da bactéria continuará não processando produtos no local, até que sejam feitas novas verificações e ocorra a devida liberação sanitária. Ainda por precaução, esta unidade, por ora, só comercializará produtos fatiados pré-embalados, processados fora da unidade.

O monitoramento técnico continuará a ser realizado, sob orientação dos órgãos fiscalizadores, ampliando-se os cuidados e análises visando a garantir a qualidade dos produtos apresentados aos consumidores.

A empresa reforça que todos os produtos fatiados disponíveis na rede estão liberados para consumo.

Como funciona habitualmente, qualquer cliente que procurar as unidades da empresa terá atendimento imediato no sentido de esclarecer suas dúvidas.

A Cia Zaffari reafirma o seu compromisso de prestar os melhores serviços às comunidades onde atua.

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