Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aprovado projeto que garante acessibilidade em banheiros a ostomizados

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 173/2018, do vereador Arlindo Cruz (PSD), na sessão ordinária desta terça-feira (06). A proposição garante o direito à acessibilidade das pessoas ostomizadas em banheiros de uso público do município, mediante a instalação de equipamentos adequados para a sua utilização.

A ostomia, ou estomia, é uma cirurgia realizada no abdômen que constrói um novo caminho para eliminar fezes e/ou urina, necessária em algumas condições ou doenças, e o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado, de forma permanente ou temporária.

O projeto torna obrigatória a construção de sanitários adaptados às necessidades das pessoas ostomizadas para o licenciamento de construções de instalações públicas e privadas de uso coletivo e de grande porte. Em seu artigo 3º, lista as instalações sanitárias, acessórios e ajustes arquitetônicos que deverão constar nos banheiros adaptados.

O PLO determina que a lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, o qual estabelecerá os prazos e critérios para que sejam realizadas as adaptações previstas.

A proposição foi aprovada com 13 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, e segue para sanção do prefeito.

Confira no quadro ao final da matéria as deliberações dos outros projetos e do pedido de urgência constantes na pauta da sessão.

Leia o relatório das votações clicando aqui, e a relação das moções aprovadas, e dos pedidos de informações e indicações encaminhadas na reunião, aqui. Os Requerimentos 12 e 13/2021, do vereador André Meirinho (Progressistas), e a Moção 64/2021, do vereador Kaká Fernandes (Podemos), que estavam na pauta, foram retirados devido à ausência dos autores em plenário.

Tribuna Livre

No início da sessão, dois convidados utilizaram a Tribuna Livre de forma virtual.

Héderson Cassimiro, presidente da Acibalc (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), falou sobre o trabalho e as ações da entidade; e Mariza Farias de Liz, integrante do Conselho Municipal do Idoso e presidente da Comissão de Direito do Idoso da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Balneário Camboriú, apresentou o trabalho desenvolvido em sua gestão.

A Tribuna Livre é o espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana