Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Área verde do Hospital Municipal Ruth Cardoso é revitalizada

Área verde do Hospital Municipal Ruth Cardoso é revitalizada

Os ambientes hospitalares são conhecidos por serem monocromáticos e carregarem muitos tipos de energias e emoções. Os pacientes e acompanhantes por muitas vezes ficam com baixa autoestima e pouco humorados, o que acaba os desestimulando durante o tratamento. Pensando nisso, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) age em prol do bem-estar e harmonia do ambiente externo por meio da prática da jardinagem.

Angelina Alfâneo, de 57 anos, aprova os jardins ao redor do HMRC. “Eu gosto de natureza, gosto de jardim, eu acho que dá mais vida até mesmo para quem está doente. Quem que não gosta de ver uma flor, não é verdade?”, diz.

Ao todo são três jardineiros trabalhando no local diariamente, fazendo serviços como a poda, plantação de novas flores coloridas e alegres e também o corte do mato, promovendo maior limpeza do pátio e possibilidade de caminhar livremente pelos jardins do hospital. Aos 58 anos de idade, Gontram de Souza é um dos jardineiros que realizam a renovação do lugar. Biólogo e pós-graduado em Gerenciamento e Tratamento de Efluentes, Gontram se diz muito feliz por trabalhar em um ambiente que está ficando cada vez mais harmonioso e alegre.

“A gente vem aqui beneficiar a população. Chegar no hospital, que é um ambiente técnico e chocante, e estar em um ambiente limpo, tranquilo, onde tem arborização, não é uma questão de lazer, e sim um descargo da parte psicológica das pessoas, que vem sentam, pensam e choram. É um ambiente agradável o que é fundamental”, explica Gontram.

As cores, textura e decoração do espaço onde pessoas estão internadas e fazem procedimentos médicos são essenciais até mesmo para a boa recuperação de quem está doente e tranquilização de parentes e amigos que costumam caminhar preocupados pelo pátio do HMRC. Várias pesquisas realizadas em universidades internacionais mostram bons resultados referentes a melhoras físicas e mentais naqueles que possuem jardins ou áreas arborizadas em casa ou convivem com isso.

“Por muito tempo as pessoas achavam que o hospital tem aquela ‘cara’ de hospital. O verde e as plantas tornam o ambiente mais agradável. Querendo ou não elas têm uma influência. Às vezes as pessoas estão tristes, aflitas pelos familiares ou pela própria doença que os trazem aqui e se deparam aqui fora com as flores. Só de olhar para um ambiente bem cuidado elas se sentem melhor”, conta a coordenadora dos Serviços de Governança do Hospital, Telma Jerônimo.

Além de tudo isso, as plantas instigam a gentileza de quem as cuida e, no caso do hospital, proporcionar o bom relacionamento entre a equipe de jardinagem, o que é, sem dúvida, essencial para que todo esse trabalho aconteça. “Nada funciona isoladamente. Nós temos uma direção que apoia o coleguismo entre as pessoas.” diz Gontram, que ainda conclui “A planta não deixa de ser uma vida; não raciocina como nós, seres humanos, mas ela também tem que ter seu tratamento e ter seu carinho para que se desenvolva bem”.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo