Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Artesanato e turismo é foco de palestra do Sebrae/SC em escola do extremo oeste

“Artesanato e Turismo” foi o tema de uma palestra promovida, nesta semana, na Escola Pública Estadual Professor Manuel de Freitas Trancoso, em Iraceminha. A iniciativa integra os trabalhos para o fortalecimento do turismo no município por meio do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, da Rota do Campo, em execução pela coordenadoria  regional extremo oeste do SEBRAE/SC.

O objetivo da iniciativa vem ao encontro do trabalho realizado pela professoraJulieti Fink Kofer e demais educadores, apoiado pela diretora Sirnei Dal Maso no sentido de integrar o artesanato e o turismo. A palestra foi conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, visando incentivar a ocupação e a geração de renda por meio da produção.

Ao falar sobre a importância do artesanato, Roni mencionou a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2006), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Cultura. O estudo aponta que 64,3% dos municípios brasileiros possuem algum tipo de produção artesanal, liderando o percentual das manifestações culturais identificadas na pesquisa. Essa produção tem grande relevância na geração de ocupação e renda no Brasil, onde milhões de artesãos são responsáveis por um movimento financeiro que comprova a capacidade econômica desse setor.

Roni também abordou os conceitos do Sebrae no artesanato, destacando as categorias, uso dos produtos artesanais,  tipologias do artesanato e a organização do trabalho artesanal.  As categorias destes produtos, segundo ele, são definidas de acordo com seu processo de produção, sua origem, uso e destino: arte popular, artesanato, trabalhos manuais, produtos alimentícios (típicos), produtos semi-industriais e industriais “industrianato/souvenir”. Também foram abordados o artesanato indígena, tradicional, de referência cultural e o conceitual.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, ressalta que as ações para fortalecer o desenvolvimento do turismo em Iraceminha e região incluem o desenvolvimento de alternativas de renda, consultorias e sugestões de melhorias para as empresas participantes do projeto, melhorias na infraestrutura dos municípios, ações de fomento ao empreendedorismo, entre outros.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo