Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Chapecó quer autossuficiência no abastecimento de hortifrutigranjeiros

Embora seja o centro de uma vasta região produtora de alimentos, mais de 90% dos hortifrutigranjeiros consumidos em Chapecó e região são importados de outros Estados. Com o objetivo de mudar esse cenário e apresentar a importância da cadeia da olericultura para a região Oeste de Santa Catarina, o Sindicato Rural de Chapecó, em parceria com a Epagri, o Banco do Brasil, a Secretaria de Agricultura de Chapecó e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promove o Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura.

O evento está previsto para o dia 21 de março (terça-feira), no auditório da Prefeitura de Chapecó. O início será às 13 horas com recepção e inscrição dos participantes.

Um dos idealizadores do Seminário, o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, destaca que é necessário estruturar e apoiar a criação de uma cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras para abastecer Chapecó e outros centros urbanos do grande oeste. Para isso, será elaborado um diagnóstico da situação atual com a avaliação das potencialidades do mercado regional.

“Chapeco, bem como toda região Oeste, precisa reduzir essa enorme dependência dos hortifrutigranjeiros importados e criar uma estrutura de produção, distribuição e comercialização, com preferência para a produção orgânica”, resume Lunardi.

A programação do Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura estabelece abertura às 13h30. Na sequência, Samuel Velasque da Secretária de Agricultura e do Meio Ambiente de Chapecó apresentará o diagnóstico da atividade da olericultura no município.

A partir das 14h10, será feita uma explanação pelo Banco do Brasil – agronegócios, sobre as linhas de crédito disponíveis no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Logo após, a engenheira agrônoma Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora em entomologia da Epagri, abordará sobre o manejo integrado de pragas na produção de hortaliças.

Às 15h50, o superintendente do Senar em Santa Catarina (órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), Gilmar Antônio Zanluchi, prelecionará sobre os cursos e treinamentos disponibilizados gratuitamente aos produtores rurais catarinenses.

Às 16 horas, Nadir José Cervelin, gerente do projeto Mercoflora, fará uma exposição sobre a nova feira econômica do oeste, programada para os dias 09, 10 e 11 de agosto deste ano, no Shopping Pátio Chapecó. Um dos objetivos da Mercoflora é, exatamente, estimular a produção de horti-fruti-granjeiros em larga escala no oeste barriga-verde.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo