Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Atleta do Japão faz intercâmbio na escolinha de futsal da FMEBC

O sonho de tornar-se um jogador de futebol profissional é compartilhado por muitas crianças brasileiras, afinal, o país ainda é referência neste esporte no mundo todo. Em Balneário Camboriú não poderia ser diferente, nas escolinhas oferecidas pela Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), as modalidades de futebol e futsal despertam a atenção da garotada e lotam os campos e ginásios da cidade. O curioso desta vez, é que um atleta do Japão, veio especialmente para BC fazer um intercambio e aprimorar a sua técnica com a bola no time de futsal da FME.

Daisuke Tendo, 22 anos, é natural de Sodegaura, Japão, e vai passar três meses em Balneário Camboriú para melhorar ainda mais o seu futsal. O atleta é jogador do Sodegaura Braveza Futsal Clube, que fez uma parceria com o professor da FMEBC, Alexandre Correa Santos, Ale, para proporcionar essa troca de experiência entre os atletas do clube japonês e brasileiros.  “Estou gostando muito do Brasil, o treino é muito bom e os lugares muito bonitos” conta o atleta.

Daisuke já fez alguns amigos, é dedicado ao esporte e ao aprendizado do português, tanto que, está na cidade há cerca de dois meses e já arrisca várias palavras no idioma local, como seu prato favorito que pronuncia com perfeição, “Churrasco”.  Além disso, o atleta também está ajudando os colegas de treino a aprender o seu idioma.

Por enquanto, apenas os japoneses estão previstos para vir ao país neste intercâmbio, como no próximo mês, quando chegam mais cinco da categoria sub 13 e sub 15. Mas quem sabe futuramente os atletas de BC também tenham a oportunidade conhecer Sodegaura.   O professor Ale, responsável pelo projeto com o Clube japonês, ressalta a importância desta troca de experiência entre os atletas e as possibilidades de novos intercâmbios para o próximo ano. 

“Esse intercâmbio é importante para realizar essa troca de conhecimento do idioma, cultura, e vivência com seus hábitos cotidianos. A disciplina é algo realmente incrível nos japoneses, acredito que seja o maior legado, e poder mostrar isso para nossas crianças e atletas é um grande exemplo. Ver que Daisuke saiu do outro lado do mundo para vir aprender no nosso país, e nada tira o foco dele, e eles tinham a opção de escolher entre ir para o Brasil ou Espanha e escolheram vir para o nosso país. Então acredito que seja um aprendizado para todos nós, se tiver interesse, comprometimento e disciplina, qualquer um pode” completa Ale. Para o próximo ano, em 2017, o professor já tem um convite para levar algumas crianças ao Japão.

Sobre a prática do futsal, o professor Ale conta sobre os benefícios para quem tem interesse em iniciar na modalidade.  “Esse esporte é importante tanto para o desenvolvimento físico como o cognitivo, mas é importante lembrar que as faixas etárias para praticar esportes devem ser respeitadas. Respeitando as faixas etárias a criança pode se desenvolver muito, tanto física como cognitivamente, fora as condições sociais, a socialização, o aprendizado de respeito ao próximo, a disciplina”, conclui. 

Sobre o Sodegaura Braveza Futsal Clube

Desde 1979 a cidade de Sodegaura no Japão, tem tido intercâmbio com o Brasil por meio da cidade vizinha Itajaí, considerada sua cidade irmã, e agora com Balneário Camboriú, por intermédio do professor Alexandre, que já atuou como treinador no país por duas vezes.

Escolinha de Futsal da FMEBC

Para os interessados em participar da escolinha de futsal da FMEBC, os treinos são gratuitos e acontece de segunda a sexta-feira, no Ginásio Sérgio Lorenzatto (G2), na Rua Libéria, nº 860, no Bairro das Nações e também no Ginásio Hamilton Linhares Cruz (G3), na Rua Jardim da Saudade, nº 250, no Bairro da Barra. A FMEBC conta com seis professores disponíveis para as aulas.  Além dos ginásios, as aulas de futsal são oferecidas na escola Maria da Glória, com treinos de segunda a sexta-feira e aos sábados, essas aulas são exclusivas para crianças de 11 a 8 anos de idade. Na escola CAIC também é possível praticar a modalidade, no turno vespertino, de segunda a quinta-feira.

A inscrição pode ser feita direto com o professor, no local e horário da atividade escolhida. Para conferir as modalidades oferecidas, horários e locais, é só acessar o site da FMEBC (www.fmebc.sc.gov.br) e conferir a “Tabela de Horários 2016” na aba “Modalidades”. Caso tenha alguma dúvida o interessado também pode entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) pelo telefone (47) 3360-0444 ou comparecer na sede, situada na Rua 2.438, nº 146, Centro, com horário de atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 19h.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina