Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Auditoria Cidadã: Governo fiscaliza parques estaduais

Auditores Internos da Secretaria de Estado da Fazenda realizam a Operação Meio Ambiente até esta sexta-feira. O objetivo é vistoriar os parques estaduais para verificar as condições de infraestrutura, atendimento ao público e gestão administrativa das unidades. O trabalho, que começou no dia 9 de agosto, integra o projeto Auditoria Cidadã, desenvolvido pela Diretoria de Auditoria Geral, para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado nos serviços públicos prestados à sociedade.

Em Santa Catarina, há sete parques estaduais sob a gestão da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Em quatro dias de trabalho, os servidores aplicarão um check-list, elaborado a partir da inspeção piloto que realizada no dia 27 de julho no Parque Estadual do Rio Vermelho. Entre os itens observados estão sinalização, condições de caminhada pelas trilhas e controle do número de visitantes.

Outra preocupação é a realização das atividades de fiscalização e monitoramento da área, o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais. A gestão administrativa de cada unidade também é alvo da Auditoria. “O nosso papel é sugerir melhorias à Fatma, que receberá um relatório com o detalhamento do trabalho”, explica o Diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza.

A Operação Meio Ambiente é a quarta realizada neste ano pelo Projeto Auditoria Cidadã. Entre maio e julho, os Auditores Internos realizaram vistorias nas escolas para verificar a qualidade da alimentação fornecida, visitaram as emergências dos hospitais estaduais e inspecionaram os convênios entre o Governo do Estado e 33 instituições sem fins lucrativos que receberam recursos públicos.

A proposta da iniciativa é avaliar a qualidade dos serviços e obras estaduais, propondo soluções para as áreas responsáveis. Para o Secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o trabalho da Auditoria Interna é indispensável no processo contínuo de qualificação da gestão pública. “Ao inspecionar e cobrar resultados do próprio Governo, estamos contribuindo para melhorar a qualidade da gestão e do gasto público, duas grandes marcas do governador Colombo”, observa o secretário. Outras operações estão programadas para o segundo semestre de 2016.

AUDITORIA CIDADÃ

O que é o projeto: são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, tais como exames em hospitais, serviços de atendimento ao público, obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. A meta da Diretoria de Auditoria Geral, vinculada à Fazenda, é fazer uma operação por mês.

Objetivos: aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.

Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.

Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o público e a imagem institucional do Estado.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril