Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Aurora Alimentos é premiada por atitudes sustentáveis no campo

Aurora Alimentos é premiada por atitudes sustentáveis no campo

Reforçando o compromisso que a Aurora Alimentos tem com o meio ambiente, o programa Coleta Segura recebeu mais uma premiação. A Cooperativa alcançou a terceira colocação no Prêmio Benchmarking um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Com aproximadamente 200 especialistas de 24 países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto à sociedade brasileira.

O gerente de suinocultura Valdir Schumacher e o assessor em suinocultura da Aurora Alimentos e coordenador do programa, Sandro Luiz Treméa, recebeu, recentemente, a premiação em nome da Cooperativa durante o XV Bench Day, em São Paulo. O prêmio reconhece e valoriza empresas e instituições que fizeram a sustentabilidade sair do papel tornando-a realidade no dia a dia.

Treméa explica que o Programa Coleta Segura oportuniza aos produtores de suínos, aves e bovinos, das 13 cooperativas filiadas a Aurora, o gerenciamento e destino adequado dos resíduos de saúde animal produzidos nas propriedades rurais. “Além de gerenciar, o programa preza pela sensibilização dos envolvidos em todo o processo”, salienta.

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, destaca que diariamente os produtores utilizam produtos veterinários para garantir os cuidados com a saúde dos animais, os quais se descartados incorretamente causam contaminações no meio ambiente. “Para solucionar o problema a Aurora criou, em 2010, o Programa Coleta Segura com o objetivo de promover uma destinação ambientalmente adequada a esses resíduos, prezando pelo compromisso com o meio ambiente e a preocupação em todo o processo, desde o produtor até o consumidor, para garantir a segurança e primar pela saúde do agricultor, solo e animal”, salienta.

Os produtores que integram o programa recebem uma bombona (lixeira) e passam a depositar os resíduos das embalagens de uso veterinário nesse recipiente. A empresa Atitude Ambiental é a responsável pelo recolhimento das embalagens. As atividades desenvolvidas pelo programa, ao nível de campo, incluem: ­ planificação por cooperativa e capacitação de suas equipes técnicas; ­ capacitação e treinamento dos produtores; ­entrega de bombonas para armazenamento dos resíduos nas propriedades e definição de roteiro e agenda de coleta dos resíduos nas comunidades.

Para Zordan, esse prêmio reconhece as atitudes sustentáveis que a Aurora adota diariamente, seja no campo ou nas indústrias. “Temos esse cuidado com a natureza. Os resíduos sólidos das propriedades, por exemplo, são recolhidos e levados para a destinação correta. Com o projeto já fizemos a destinação adequada de mais de 350 mil kg de resíduos”, reforça.

Treméa observa que fazem parte do programa 65% dos 3.478 produtores de suínos, 2.373 produtores de aves e 6.059 produtores de leite da Aurora. “A intenção é de que, em breve, 100% dos produtores participem do programa e passem a destinar seus resíduos de saúde animal com segurança para o meio ambiente e para a agropecuária regional”, conclui. 

SOBRE O PRÊMIO

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com uma modalidade âncora (Sênior) e quatro modalidades paralelas (Junior, Hackathon, Artes e Pessoas) é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e Entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que completa 15 anos. A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. O Programa Benchmarking já certificou 373 práticas de 190 instituições de 27 diferentes ramos de atividades.

MARCOS A. BEDIN

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo