Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Uma caminhonete-fumacê percorrerá ruas do Bairro dos Municípios no fim da tarde de segunda-feira (25), pulverizando inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. O fumacê, nome popular da aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), começa às 16h30 no trecho da Rua Camboriú à Rua Angelina, entre Sexta Avenida e Marginal Oeste.

A ação é realizada em parceria entre o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú e o governo do Estado.

A Vigilância Ambiental aconselha que os moradores deixem portas e janelas abertas para o produto entrar nas residências. No entanto, animais de estimação e alimentos devem ser mantidos distantes das aberturas. Outra orientação é não ficar na direção em que a bomba sobre a caminhonete atomiza o veneno. Quem estiver na rua deve trocar de direção ao visualizar o veículo, evitando o contato direto com o produto.

A ação ocorre pela sexta vez em Balneário Camboriú em 2024 e é feita em áreas com casos positivos de dengue. O objetivo é bloquear a transmissão da doença. Nesse tipo de aplicação, é utilizado um equipamento com maior vazão que as bombas costais motorizadas, e o raio por onde o inseticida se espalha aumenta.

O inseticida aplicado no fumacê age somente contra o mosquito adulto, sem eficácia para as larvas. Portanto, a Secretaria da Saúde enfatiza que a população deve eliminar criadouros do Aedes aegypti e aceitar a vistoria de agentes de endemias. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do vírus da zika e da chikungunya.

Em caso de chuva, o fumacê será adiado.

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo