Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Bombinhas implanta Programa de Redução de Perdas da água

Os índices apresentados na cidade já superam a realidade nacional. Objetivo da concessionária é diminuir ainda mais o desperdício de água

 

Para evitar o desperdício e garantir o melhor aproveitamento da água do município, a concessionária Águas de Bombinhas implementou um programa de redução de perdas. O programa compreende uma série de ações, somadas a novos investimentos, com o objetivo de descobrir pontos de vazamento no sistema e identificar potenciais melhorias.

 

Em média, o Brasil perde 37% da água produzida. Toda a água perdida no País seria suficiente para abastecer 120 milhões de pessoas por ano. Bombinhas já tem resultados melhores: a perda do município é de aproximadamente 32,5%, e o objetivo da equipe é melhorar ainda mais os índices.

 

Conforme o coordenador de operação, Jader Milanez dos Santos, o programa permite modelar todo o sistema de abastecimento da cidade, contribuindo para aperfeiçoar os serviços prestados e promover o gerenciamento adequado da pressão da água que circula na rede.

 

“Desenvolvemos uma série de ações para minimizar as perdas de água, como operações de setorização, monitoramento de pressão de água, redução da pressão durante a noite e geofonamento”, explica. Em conjunto, estas ações permitem que a concessionária controle e reduza os níveis de perda.

 

Ainda de acordo com Jader, diferentes fatores podem afetar na perda e desperdício de água, como as ligações irregulares, vazamentos na rede e perdas operacionais – que são consequências naturais do trabalho de rotina da concessionária.

 

Trabalho noturno

 

Uma das ações da concessionária para melhorar o atendimento e evitar as perdas é o desligamento da Estação de Tratamento de Zimbros durante a madrugada. Durante a noite, quando o consumo de água cai consideravelmente, o abastecimento é interrompido para evitar o excesso de pressão no sistema.

 

“Como estamos na baixa temporada e a população de Bombinhas conta com o número normal de moradores, não há necessidade de fazer o abastecimento noturno. Dessa forma, além da redução de gastos, também conseguimos manter a pressão contínua e controlada, e ainda assim manter o abastecimento normal da população”, completa.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril