Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Caminhada Rota dos Navegantes estimula atividade física, prática sustentável e resgate histórico

Caminhada Rota dos Navegantes estimula atividade física, prática sustentável e resgate histórico

A 3ª edição do evento irá percorrer 13,9 quilômetros na Costa Verde & Mar

 

Esporte, história e cuidado com o meio ambiente, unidos em um só evento. Os amantes de uma boa caminhada e que se interessam em conhecer mais das marcas deixadas pelos navegadores da Costa Verde & Mar (SC) estão convidados a participar da 3ª edição da Rota dos Navegantes que será realizada no sábado (11/11). Com saída da praia de Cabeçudas, em Itajaí, o trajeto terá 13,9 quilômetros no total, mesclará áreas de mata nativa e orla marítima e terminará na praia Brava, no Canto do Morcego. As inscrições estão abertas e pode ser realizadas até sexta-feira (10/11) através do site Ticket Agora.

Durante o percurso, guias turísticos da cidade irão dar detalhes sobre os registros dos séculos passados em que navegadores cruzavam a orla da região em busca de novos vilarejos, ouro e área fértil. Também serão apresentadas informações sobre a fauna e a flora preservadas na região.

Por contar com trajeto de nível intermediário, a expectativa é que a caminhada dure cerca de cinco horas. Podem participar pessoas de todas as idades, desde que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. O organizador do evento e coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, explica que o percurso conta com desníveis e indica que os praticantes estejam acostumados a áreas de mata e com obstáculos. “Vale a pena, o visual é único e recompensador. Vamos caminhar e deixar nossas mentes navegar nas histórias da Rota dos Navegantes”, acrescenta.

Para conforto dos frequentadores, a organização sugere a utilização de roupas leves, equipamentos de segurança, protetor solar, repelente e boné ou viseira, assim como levar lanches e água para consumo no trajeto. “Vale lembrar que é um evento de conscientização ecológica também e por isso indicamos que todos tragam o seu lixo de volta para o descarte correto”, relembra Cadallóra.

Com apoio do Consórcio Intermunicipal de Turismo, a 3ª edição da Rota dos Navegantes é uma das ações de divulgação do Roteiro de Ecoturismo e Turismo de aventura da Costa Verde & Mar. A proposta nasceu em 2014 com a ideia de explorar áreas de mata e históricas entre os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. A 2ª edição buscou fatos históricos entre as cidades de Porto Belo e Bombinhas.

 

SERVIÇO

3ª edição da Caminhada Rota dos Navegantes

Data: Sábado (11/11)

Horário: a partir das 9h

Local de partida: em frente ao trapiche natural (pedras que adentram o mar) na praia de Cabeçudas

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina