Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Carteirinha do Autista substituirá a apresentação de laudos Itajaí

A carteirinha de identificação do autista foi instituída no Município de Itajaí através da Lei 7.021 de 07 de maio de 2019, porém, de forma geral, a apresentação da carteirinha não era suficiente para comprovar a condição dos autistas e acessar os benefícios em diversos órgãos e empresas da cidade.

A dificuldade se dava pois muitos locais exigiam além da apresentação da carteirinha, também do laudo médico que, em alguns casos, precisava ser atualizado anualmente. Esta atualização é demorada e pode levar cerca de 10 meses para ficar pronto, pois depende de uma série de consultas e avaliações.

A nova regra, fruto de um projeto do vereador Beto Cunha (PSDB) foi sancionada pelo Prefeito Volnei Morastoni (MDB) e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 26 de Outubro.

Em resumo, a nova Lei Municipal 7.322/2021 incluiu um parágrafo na norma que instituiu a carteirinha do autista prevendo que a apresentação do documento perante escolas públicas e particulares, bem como em empresas ou perante a administração pública municipal, substituirá a apresentação dos laudos e perícias médicas.

“Esta ação ajudará a otimizar o tempo e os recursos das famílias dos autistas, evitando desgastes desnecessários na busca de laudos atualizados constantemente, é menos burocracia e mais dignidade para essas famílias”, pontua o vereador Beto Cunha, autor da proposta sancionada pelo Prefeito.

A norma prevê ainda que este direito pode ser exercido pelas famílias durante todo período de validade da carteirinha do autista, que atualmente é de 5 (cinco) anos.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana