Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Catarinense Ricardo Martins é o único do Estado a encarar o Dakar

Com cinco anos de carreira como piloto, o catarinense Ricardo Martins, de 36 anos, se prepara para o maior desafio desde que começou a competir, em 2011. Ricardo participa a partir desta segunda-feira, na categoria motos, do Rali Dakar, competição que reúne mais de 300 pilotos em cinco classes (motos, caminhões, carros, quadriciclos e UTV) e que, em 2017, será disputada no Paraguai, Argentina e Bolívia, até o dia 14 de janeiro. Serão 12 dias de disputas até os pilotos completarem os 9 mil quilômetros de prova.

Esta não é a primeira vez que Ricardo Martins disputará uma competição internacional. No ano passado, ele correu uma prova na Europa e, a partir dessa competição, surgiu a ideia de se inscrever para o Rali Dakar, principal desafio da categoria.

— Minha expectativa é conseguir acabar a prova. Lá, vou ver o nível dos competidores e vou me adequando a situação da corrida. Não posso cair no jogo de me empolgar e fazer besteira. A corrida é muito longa, não adianta querer forçar, tem que fazer sempre numa situação constante, para levar bem — explica o competidor.

Carreira vitoriosa levou a busca de novos desafios

O piloto de Palhoça, na Grande Florianópolis, é o único catarinense nesta edição do Dakar, que terá mais cinco pilotos brasileiros. são eles: Gregorio Caselani, Richard Fliter, Ricardo Martins, Marcelo Medeiros, Leandro Torres e Lourival Roldan.

— Comecei no rali em 2011, disputei cinco Ralis dos Sertões, já fui quatro vezes campeão brasileiro, e em 2016 eu coloquei esse objetivo de ir para o Dakar. Fiz a inscrição, acertei com meus patrocinadores e comecei a treinar e focar nessa competição — diz o piloto, que anda de moto desde os 15 anos de idade.

Além de piloto, Ricardo Martins é empresário. Casado e pai de um menina de oito anos, ele conta que começou a competir, em princípio, só para disputar o Rali dos Sertões, mas depois não conseguiu mais parar.

— Eu sempre fiz trilha, andei de moto e aí comecei a correr competições estaduais. Eu sempre tive sonho do Rali dos Sertões, foi esse meu foco. Eu ia correr em 2011 e só. Mas não foi isso, fui lá, continuei e acabei vendo que era o que eu queria, o que eu gosto de fazer — afirma Martins.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina