Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Checklist do gênio chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora em parceria com MIT – Massachusetts Institute of Technology

Nova obra reflete sobre genialidade por meio de dicas paradoxais que testam o talento criativo e da apresentação de facetas de personalidades brilhantes, como Einstein, Darwin, Freud e Picasso

São Paulo, novembro de 2021 – A pessoa nasce um gênio ou se torna genial? É a partir deste questionamento que o lançamento Checklist do gênio, autor Dean Keith Simonton, apresenta nove dicas paradoxais com o intuito de proporcionar a reflexão sobre genialidade e testar o talento criativo – inclusive, do leitor.

O novo livro, que chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora, é o primeiro de uma série de obras em parceria com uma das universidades mais renomadas e famosas do mundo, o Massachusetts Institute of Technology, conhecido como MTI.

 

PROXIMIDADE COM O LEITOR E OS GÊNIOS DA HISTÓRIA

Mesmo com o fato de a palavra gênio ser utilizada com frequência, na maioria das vezes ignora-se, por completo, a extensa pesquisa científica sobre o assunto. O objetivo desta obra, portanto, é tornar tais descobertas, que ocorrem há mais de 150 anos, próximas do público em geral, deixando de ser um conteúdo predominantemente disponibilizado em jornais técnicos.

E a melhor maneira para isso é por meio do uso amplo de exemplos concretos e de anedotas retiradas da vida de gênios criativos bem conhecidos: histórias reais – como a de Albert Einstein, Charles Darwin, Sigmund Freud, Pablo Picasso, entre inúmeras outras brilhantes personalidades -, no lugar de números e equações.

 

TESTES DE QI E PARADOXOS

Em Checklist do gênio, o autor Simonton explica a origem dos testes de QI e a arte de estimar o QI de figuras históricas falecidas há muito tempo. Ele compara pontuações de QI com eminência alcançada como medidas de gênio e faz uma distinção entre gênio artístico e científico.

Já os paradoxos apresentados na obra formam uma espécie de “checklist faca de dois gumes” – como: ser uma criança prodígio ou esperar pelo amadurecimento tardio?; o ambiente em que está inserido ou o fato de ser o irmão mais velho ou mais novo pode interferir na genialidade?; ser uma pessoa perfeccionista ou falhas representam mais sucesso?; estudar muito ou permitir-se a uma ampla variedade de passatempos?

 

MAS, VAMOS À RESPOSTA?

Afinal, voltando à pergunta do início: a pessoa nasce um gênio ou se torna genial? A resposta que o leitor encontrará neste novo livro é a de que: a pessoa nasce e se torna.

Empenhado em evitar simplificações excessivas, o autor Simonton traduziu nesta publicação os resultados científicos para paradoxos, que representam ambos os lados da questão. Por mais contraditório que pareçam, os dois argumentos contêm um tanto de verdade.

“Deixe-me acrescentar a esperança de nossa checklist do gênio possa oferecer alguma contribuição, mesmo que pequena, para algum florescimento criativo, seja ele em nosso tempo, seja em um futuro remoto! Minhas palavras em si podem ser esquecidas, mas um residual potente dessas dicas paradoxais pode, de algum modo, persistir”, escreve o autor em um dos trechos deste lançamento.

 

SERVIÇO

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Checklist do gênio: dicas paradoxais para testar o talento criativo

Autor: Dean Kein Simonton

Editora: SENAI-SP Editora

Página: 336

Ano: 2021 – Lançamento

ISBN: 978-65-5912-016-1

 

SOBRE O AUTOR:

Dean Keith Simonton é especialista em criatividade e gênio, é professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Davis. Ele é o autor de Origins of geniusCreativity in scienceGenius 101, entre outros.

 

SOBRE A SENAI-SP EDITORA:

A SENAI-SP Editora tem o objetivo de levar aos docentes e aos alunos do SENAI-SP e à sociedade em geral conhecimento e conteúdo técnico e tecnológico voltado à atuação no mercado de trabalho, especialmente na indústria. Na constante construção de um caminho sólido para promover o conhecimento e fomentar a educação, a SENAI-SP Editora presta um amplo serviço à comunidade, seguindo a missão de educar para o futuro.

Para conhecer os livros da SENAI-SP Editora, visite o site: www.senaispeditora.com.br e as redes sociais @senaispeditora (Instagram) @editorasenaisp (Facebook).

Posts Relacionados

Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre são os destinos mais buscados no verão na região sul

Imigrantes no esporte: lugar de mulher é onde ela quiser

Quais empresas precisam ter um médico do trabalho?

Aplicativo de comida vai distribuir R$ 1 milhão em cashback neste ano

Diário da Cidade

O Fantástico Mundo Avon: a chegada no BBB 22

Diário da Cidade

SumUp tem 44 vagas abertas no Brasil

Diário da Cidade

Órfãos da pandemia, adotantes e cuidadores têm atendimento psicanalítico gratuito em todos os estados do Brasil

Diário da Cidade

Cólera, febre tifoide e hepatite A: veja a epidemia silenciosa que o Brasil enfrenta por falta de saneamento

Diário da Cidade

Influencers acionam justiça para reaver contas suspensas pelo Instagram

Diário da Cidade

Grupo Boticário usa embalagem mais sustentável e evita descarte de quase 1 tonelada de plástico

Meu Financiamento Solar mostra três maneiras para economizar energia elétrica no verão

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

5 dicas para não errar na hora de comprar seu veículo seminovo ou usado

Projeto fitness: cresce busca por aulas de esportes

Janeiro Branco: saiba como a ansiedade afeta sua segurança no trânsito

Operadores de telemarketing têm risco elevado de perder a audição

INSS suspende temporariamente perícias médicas

Avon renova patrocínio para o Big Brother Brasil 22

Mobilização: Sicoob cria campanha nacional SOS Bahia

Krav Magá na luta contra o bullying