Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Chuvas intensas retornam a Santa Catarina na segunda e terça-feira

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias 16 e 17 de outubro de 2023.

Depois do fim de semana com breve intervalo na chuva intensa, ela retorna a SC entre segunda (16) e terça-feira (17), vem acompanhada de temporais e estará associada à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. Os acumulados médios de precipitação previstos para o período variam de 60 a 90 mm em média nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, parte do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Sul, mas pontualmente devem superar esses valores. Nas demais regiões do estado (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 45 a 60 mm, com pontuais mais elevados.

Na quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina e não há previsão de chuva volumosa.

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

Ao longo da manhã desta sexta-feira (13), os rios na bacia hidrográfica do rio Itajaí, já apresentam recessão na maior parte dos pontos monitorados, porém ainda em níveis de emergência. Assim, como na bacia hidrográfica do rio do Peixe, no Meio Oeste catarinense, onde os rios se encontram em atenção, mas já apresentando recessão. Ao longo desta sexta, e dos próximos dias, esses rios devem seguir em declínio.

Já nas bacias hidrográficas dos Rios Negro, Canoinhas e Timbó, nas região do Planalto Norte, e na bacia hidrográfica do Rio canoas, no Planalto Sul, devido às características dessas regiões, os rios seguem em elevação, já em níveis de emergência, sendo registradas inundações em diversos municípios. A previsão hidrológica indica que os rios no Planalto Norte devem estabilizar, ou seja, parar de subir, entre o domingo (15) e a segunda-feira (16), e na região do Planalto Sul, essa estabilidade só deve ocorrer durante a segunda (16).

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina Fonte: DC/SC

 

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Foto: Ricardo Trida/Secom

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado