Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em maio

Margem direita do rio (porto púbico e APMT) registra números expressivos na movimentação em toneladas.

 

Durante o mês de maio, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 126.306 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando a marca de 1.385.808 toneladas de cargas movimentadas em contêineres.

Ao todo, durante o mês de maio, o Complexo Portuário registrou ainda 78 atracações, sendo 19 realizadas na APM Terminals (margem direita/área arrendada), 05 no TEPORTI e 03 no Cais Comercial, 01 na Poly Terminals, e 02 no Terminal Barra do Rio. No Terminal PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registrada no decorrer do mês de maio somou 48 escalas, com 96.934 TEU’s e 1.050.671 toneladas na movimentação de cargas em contêineres.

No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada), foram movimentados 29.372 TEU’s com 335.137 toneladas na movimentação de cargas em contêineres registrados.

Ao considerar a movimentação total de cargas, seja de carga a granel, em contêiner ou contêineres vazios, a movimentação total de cargas do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi de 1.489.301, considerando movimentação de cargas de exportação e importação.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o registro operacional nas movimentações durante o mês de maio, indicam um provável crescimento para o próximo semestre:

“É fundamental que se entenda a contribuição de um servidor portuário dentro das operações. Uma movimentação mensal com resultados positivos, geralmente é causada através do desempenho operacional realizado por eles. Portanto, a eficiência do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, se comprova em razão da sua movimentação e crescimento, por meio de investimentos contínuos que visam a melhoria de todos os setores. Provavelmente, teremos números ainda mais expressivos para este semestre que se inicia, evidenciando a necessidade do Porto de Itajaí permanecer competitivo no mercado, por meio dos índices diários, no qual, representam constantemente sua capacidade de gestão pública e Municipal”, afirma Fábio.

No período de janeiro a maio deste ano, o Porto de Itajaí, em sua área pública, recebeu a 3ª atracação de navios com cargas de celulose. A próxima embarcação contendo este tipo de operação, já está com data prevista para chegada nos próximos dias.

A celulose é um tipo de carga que pode ser movimentada em fardos ou em forma de bobinas. Por se tratarem de produtos extremamente frágeis, a logística nos segmentos de papel e celulose exige o emprego de equipamentos específicos e cuidados especiais, de modo a proteger as cargas e evitar que sejam, principalmente, molhadas ou danificadas. A primeira operação de celulose no Porto de Itajaí, ocorreu em agosto de 2019 através do navio, SAGA FANTASY, contendo 6.314 toneladas de bobinas de celulose.

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressalta o marco de 900 giros na área da nova Bacia de Evolução, e sua relevância para as operações portuárias do Complexo:

“A competência dos trabalhadores portuários de Itajaí, é comprovada diariamente através dos resultados obtidos nos índices de movimentação. O mês de maio foi expressivo para as operações do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, contribuindo para o marco de 900 giros na área da nova bacia de evolução, demonstrando novamente, a eficiência da Autoridade Portuária. Com o porto em constante desenvolvimento em todos os setores, certamente iremos ultrapassar o número de movimentação de mês em mês, com muito empenho e dedicação para permanecemos com uma operação portuária de crescimento e referência nacional”, destaca Volnei Morastoni.

Ainda no mês de maio, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 900 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 900ª (Noningentésima), manobra foi registrada com o navio de bandeira do Panamá. Com 285 metros de comprimento e 40 metros de largura, sua desatracação ocorreu no terminal da Portonave (berço 03). O sucesso da primeira etapa da Bacia de Evolução, evidenciou a intrínseca necessidade de continuar a segunda etapa das obras, onde navios maiores certamente irão impulsionar economia da cidade, e do estado de Santa Catarina.

Evidenciando ainda o movimento intenso de operações no porto público, desde março foram realizadas quatro atracações pelos navios FLORIDA HIGHWAY e CALIFORNIA HIGHWAY, com 2363 veículos da montadora alemã BMW, totalizando uma movimentação de 4816 toneladas. Este tipo de operação é conhecido mundialmente pelo tipo ROLL ON ROLL OFF, quando os veículos são conduzidos para fora da embarcação, e encaminhados para uma área primária do porto, e, posteriormente transportados por cegonheiras até seu destino final para comercialização.

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de maio de 2022 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-maio-de-2022

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta