Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Pela primeira vez, urna eletrônica é aberta em uma rede social

Ação inédita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu nesta quinta-feira (23) com exclusividade no Kwai

Pela primeira vez, uma urna eletrônica foi aberta em uma rede social. A iniciativa inovadora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, aconteceu nesta quinta-feira (23), numa ação inédita a 100 dias das Eleições de 2022.

A disponibilização dos vídeos que mostraram como a urna eletrônica funciona por dentro faz parte da parceria entre o Tribunal e o Kwai para combater a desinformação, firmada no dia 15 de fevereiro deste ano.

Foram divulgados cinco vídeos no perfil oficial do TSE no Kwai, nos quais o coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal, Rafael Azevedo, abre a urna e explica, com uma linguagem informal e atrativa, tudo sobre o equipamento que transformou o processo eleitoral brasileiro, trazendo mais segurança e transparência.

Por meio dos vídeos será possível descobrir como a urna é montada, os itens que a integram, a funcionalidade de cada um deles, entre outros aspectos. O Kwai terá ainda uma página especial na plataforma com a tag #DeOlhoNaUrna, reunindo os conteúdos desta ação, e também com link de direcionamento para o novo hotsite sobre a urna eletrônica criado pelo TSE.

Com layout moderno, o hotsite trará detalhes do equipamento, destacando que ele é parte de uma forte engrenagem idealizada e desenvolvida para atender à realidade do Brasil. Além disso, reforça que a urna eletrônica está em constante evolução, desde a sua criação há 26 anos.

Segundo o coordenador de Modernização do TSE, Célio Wermelinger, o objetivo da nova página é reunir todas as informações sobre a urna eletrônica em único local, dando visibilidade também às fases que integram o ciclo de vistorias do processo eleitoral, com informações detalhadas de cada uma delas, incluindo fases posteriores à realização das eleições. Traz ainda uma linha do tempo, com a cronologia dos avanços no equipamento e as características de cada modelo usado pela Justiça Eleitoral até hoje em dia.

Desde 2018, a Justiça Eleitoral atua no combate à disseminação de notícias falsas relacionadas às eleições e à Justiça Eleitoral. Os acordos celebrados com as plataformas digitais integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 e tornado permanente em 2021.

Outras ações no Kwai

Além da página especial sobre a urna, o Kwai também já realizou outras ações em parceria com o TSE no combate à desinformação no processo eleitoral.

A primeira, realizada no início de abril, trouxe uma página especial no Kwai com uma série de materiais para ampliar o enfrentamento da desinformação eleitoral no ambiente digital, com postagens sugerindo dicas que auxiliem na busca da informação correta sobre o processo eleitoral por meio da hashtag #FatoOuBoato, zelando pela integridade das eleições no Brasil.

Outra ação, chamada #RolêdasEleições, mobilizou na internet milhares de jovens e estimulou novos eleitores a tirar o título e exercer o direito ao voto, promovendo a participação ativa no processo democrático do país.

O acordo do Kwai com o TSE estabelece uma parceria dessas ações com conteúdos oficiais sobre o processo eleitoral deste ano até o dia 31 de dezembro de 2022.

 

Sobre o Kwai

Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai.com.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana