Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Coronavírus em SC: Lacen realiza 16 mil exames para Covid-19 em dois meses

Fotos: Fabrício Escandiuzzi / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) completou dois meses realizando os exames para detecção do novo coronavírus para todo o Estado nesta terça-feira, 12. Nesse período, aproximadamente 16 mil exames foram feitos. Atualmente, o Lacen recebe em média 325 amostras por dia. Os resultados ficam prontos entre 24 e 48 horas, com algumas exceções, por exemplo quando há necessidade de repetição do exame.

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia. Ao longo destes dois meses a unidade estendeu o horário de funcionamento para três turnos de trabalho e tem atuado aos finais de semana e feriados para atender a demanda crescente pelo exame.

Os principais setores envolvidos realizam a produção e distribuição do meio de cultura para a coleta e transporte das amostras biológicas. O laboratório também recebe e faz triagem das amostras que chegam das unidades de saúde, além de realizar a técnica de RT PCR (teste de diagnóstico) em tempo real, considerada o padrão ouro para a detecção do vírus SARS-COV-2.

As atividades do Lacen contam com a colaboração de instituições que ofereceram o empréstimo de equipamentos, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e empresa Souza Cruz. Voluntários da UFSC também estão colaborando ativamente com os trabalhos.

Rede de apoio contribui para a melhoria dos trabalhos

Nestes dois meses, o Lacen distribuiu cerca de 23 mil kits de coleta para unidades de saúde de Santa Catarina. A partir de maio, a distribuição desses kits foi descentralizada para 15 pontos no estado, facilitando o acesso.

Com o objetivo de otimizar recursos, a logística de transporte de amostras biológicas de todos os municípios do estado até o Lacen foi alterada e passou a ser feita por macrorregião. A ação foi realizada pela Diretoria de Articulação Regional, da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a realização dos exames, foram utilizados insumos distribuídos pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS) para todos os estados e os insumos adquiridos pela SES. A atividade também contou com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, que reuniu kits de testes de detecção da Covid-19 doados por instituições como Rotary Club, Compre Fort e Fiesc.

O Lacen/SC, como coordenador da rede de laboratórios que realizam exames de interesse de saúde pública no estado, formou a Subrede de Diagnóstico Laboratorial de Covid-19 no Estado. Estão incluídos os laboratórios privados, já habilitados pelos laboratórios de referência nacional com atuação em Santa Catarina. O laboratório também está habilitando os laboratórios catarinenses interessados em realizar os exames para a Covid-19, pela metodologia RT-PCR.

Posts Relacionados

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

IFC busca voluntários para acolhimento de futuros cães-guia

INSS notifica beneficiários por cartas físicas e digitais enviadas pelos Correios

Interditado o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

Udesc segue entre melhores universidades no ranking global da Times Higher Education

Mesmo com empréstimo de 30 milhões “requalificação” não passou no Nova Esperança

59 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Homem de 54 anos é a 67ª vítima do coronavírus em Balneário Camboriú

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: