Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Deatec avalia o ano e planeja ações para 2018

Deatec avalia o ano e planeja ações para 2018

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) reuniu a diretoria e associados nessa semana para apresentar as ações realizadas durante o ano e fazer o planejamento para 2018. De acordo com o presidente André Telöcken 2017 foi um ano intenso, com transformações no País e de alta expectativa para 2018. “Encerramos o ano com 110 associados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A meta para o ano que vem é expandirmos para 170 associados”.

Entre as ações de destaque deste ano estão o fortalecimento de startups, a participação da Deatec na criação do núcleo de tecnologia para a agricultura familiar, reunião com a Câmara de Tecnologia da Fiesc quando foram expostos os gargalos do Oeste catarinense, o fortalecimento da atuação na região de Concórdia e a assinatura do Pacto pela Inovação. A entidade também promoveu cursos, workshops, palestras e eventos para troca de experiências e integração das empresas do setor.

Foram realizadas duas edições do Deatec Summit que discutiu temas relacionados ao setor em Chapecó e região, buscando desenvolver o ecossistema de inovação. A Deatec também iniciou uma parceria com a cooperativa de crédito Sicredi e participou da pesquisa de remuneração do setor de TI feita pelo Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços técnicos de informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc).

Outro destaque de 2017 foi o início do Programa Excelência da Gestão (PEG) em parceria com o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) com foco no amadurecimento e aprendizado sobre ferramentas de gestão, compartilhamento de práticas e melhoria da competitividade por meio do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Participam as empresas AtsLog, Meestechnik, Inova, Inviolável, Interfoc, Multisoftware, BRSis, Patrimonial, Alt Telecom, Interline, Optidata e Data Transp.

O secretário adjunto da Deatec e presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia de Chapecó, Ernani Zottis, e o secretário executivo do Conselho, Rafael Oro Natel, apresentaram o projeto de incentivo fiscal às empresas de tecnologia e inovação. Em 2017, foram alocadas pela Deatec a Nord Electric, Gama, AtsLog, Desbravador, Elo Ideias e Vega Sistemas.

Em 2017 também avançou o projeto do Condomínio Tecnológico. A ideia da construção surgiu em 2008 e a edificação será em uma área de 204 mil metros quadrados, cedida pela prefeitura. “Neste ano, avaliamos o modelo jurídico e como faremos para viabilizar oportunidade para que todas as empresas associadas possam se instalar no condomínio”, relatou o presidente da Deatec.

Em 2017 duas empresas associadas à Deatec, a Kemia e Hub2B, assinaram contratos com o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na linha Finep Inovacred Expresso para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A Kemia encaminhou o financiamento pelo Sicoob e a Hub2b pelo Sicredi.

Durante o encontro dessa semana, o diretor de Startups da Deatec, Rudinei Gerhart, também fez uma palestra sobre inovação e empreendedorismo exponencial.

Educar e conscientizar a população sobre os riscos que existem na internet e no uso das tecnologias da informação como celulares, tablets, computadores e novos dispositivos que fazem parte da vida cotidiana é o objetivo do projeto Educação Digital que iniciou neste ano. O projeto é coordenado pelo diretor de Infraestrutura da Deatec, Fernando Mangold, com apoio da Mágica Filmes, To Rocket, Mangold Assessoria Jurídica e BRSIS. “São abordados problemas reais do dia a dia, como não cair no golpe de sites falsos e realizar compras seguras na internet, além de tratar temas como privacidade e pornografia infantil”, explicou Mangold.

No segundo semestre deste ano a Deatec também recebeu novos associados: Eagle Track, Gestran, Proteger, To Rocket, O2 Multicomunicação, Hu2b, Interline, Logistra.

PLANEJAMENTO PARA 2018

Para o próximo ano, a Deatec realizará a Expen, feira que tem como principal objetivo estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados. “Será uma oportunidade para as empresas lançarem produtos, fazer networking e mostrar que possuem produtos e serviços de excelência”, salientou Zottis.

O presidente da Deatec enfatizou que no próximo ano será dada continuidade aos treinamentos para as empresas associadas e aos processos para a construção do Condomínio Tecnológico, além da eleição do Empresário Destaque em Tecnologia e aproximação com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). “Também vamos fortalecer a atuação nas regiões de Concórdia e Joaçaba, as verticais e as startups”, concluiu André Telöcken.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores